Política

Presidente da Câmara Municipal faz avaliação dos 6 meses de sua administração

No que diz respeito ao pagamento dos servidores, a vereadora anunciou a antecipação do adiantamento de 50% do 13º salário.

Câmara Municipal de Feira de Santana
Foto: Divulgação/Secom

Neste mês de junho, a vereadora Eremita Mota completa seis meses à frente da presidência da Câmara Municipal de Feira de Santana. Ao Acorda Cidade, ela destacou as principais ações realizadas neste primeiro semestre.

A vereadora começou sua administração em meio a uma crise e teve que lidar com uma transição regada por conflitos.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Nós começamos em uma crise, tivemos uma transição de conflitos, em 2022 não foi possível aprovarmos o Orçamento, por exemplo, então começamos com essa pauta do Orçamento; depois tivemos a aprovação do terreno do Centro de Convenções que aprovamos de uma maneira bem rápida para o governo do estado começar a construção; tivemos a aprovação do terreno do Senar, nós aprovamos, fizemos visitas, audiência pública, conhecemos todo trâmite do Senar e já foi encaminhado para o prefeito com a redação final inclusive e agora só depende dele para colocar em execução”, elencou.

Um dos destaques da vereadora foi a aprovação de um projeto de lei que garantiu o ticket de alimentação para todos os servidores da Câmara Municipal, com valores diferenciados para comissionados e efetivos. Segundo Eremita, essa medida visou garantir que todos os funcionários tenham acesso a esse benefício.

“O ticket de alimentação era uma prerrogativa da mesa, a mesa direcionava o ticket e até quem ia receber. Eu criei o projeto de lei para que todos tivessem, porque todos têm direito ao ticket com valores diferenciados. O comissionado ficou R$ 400 e o efetivo R$ 1.000”.

Outra ação lembrada pela vereadora foi a recuperação da frota de veículos da Câmara.

“Recuperamos a frota de nove carros, recuperamos quatro e devolvemos cinco, pois estavam sucateados e alguns sem motor, fizemos toda a averiguação do levantamento e ficamos com quatro que já estão bem recuperados”, disse.

Digitalização dos acervos

Eremita Mota falou também sobre os avanços na modernização da Câmara Municipal.

“Com a modernização nós vamos colocar o número do projeto e você vai imprimir dentro de alguns segundos ou minutos e você vai ter em mãos aquela documentação. A digitalização já está sendo feita, para que esse acervo fique mais modernos como merece agora, pois é tudo feito por meio da digitação”, explicou.

Antecipação do salário

No que diz respeito ao pagamento dos servidores, a vereadora anunciou a antecipação do adiantamento de 50% do 13º salário. Essa é uma prática adotada pela Câmara Municipal em razão das datas comemorativas. Aqueles que preferem receber o valor integral no fim do ano podem informar ao setor responsável.

Novo cenário

Eremita Mota também mencionou que no segundo semestre, pretende focar ainda mais da fiscalização do uso do erário público.

“Tentaram derrubar esse mandato sem motivos, sem provas, a Justiça fez Justiça, nós continuamos e eu espero que neste segundo semestre eu faça muito mais e a gente possa tratar do dinheiro público, do erário, com zelo, dedicação e muita responsabilidade”, relatou.

Recesso

Quanto ao recesso parlamentar, Eremita informou ao Acorda Cidade que o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) chegou há aproximadamente 25 dias e foi aprovado pelo Plenário. E destacou a importância de um rito para a aprovação da LDO, evitando deixar esta etapa para o mês de agosto.

“No dia 20, uma terça-feira, teremos uma Audiência Pública com a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e a Comissão de Finanças para discutir o conteúdo da LDO. No dia seguinte, está prevista outra Audiência Pública com a Comissão de Educação e Saúde para fornecer informações sobre a finalidade da LDO”, disse.

No dia 22, serão entregues as Emendas, que provavelmente aguardarão contribuições de vereadores. Em seguida, no dia 27, ocorrerá a primeira votação, seguida da segunda votação no dia 28 e da redação final da LDO no dia 29. A partir dessa data, terá início o recesso parlamentar, sendo que no dia 30 não haverá sessão por ser sexta-feira e dia 1º de julho será um sábado. Os vereadores retornarão aos trabalhos no dia 1º de agosto.

Por Iasmim Santos, com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
guest
4 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Cidadão

Nada de novidade! Sempre recebemos o salário entre dia 20 a 23, ela mudou para o último dia útil do mês. A antecipação do 13⁰ sempre foi pago no mês de aniversário para quem nasceu nos meses de janeiro a maio e para os demais no dia 10 de junho, portanto, atrasado esse ano. Ticket alimentação reduzido, zero reajuste de salário na data base, maio, concessão de aje para os puxa saco, perseguição a servidores que não compactuam com coisas erradas, ou seja, 06 meses de retrocessos para os servidores efetivos da Câmara. A pior gestão que a Câmara já teve. Perde até pra gestão de Flantildes!

Cidadão Feirense

Após a anulação do concurso essa presidente pra mim pelo menos, perdeu o valor COMPLETAMENTE, ela não tem valor NENHUM, como NADA !!!!!

Não entendi!!!

Avaliar o que mesmo???????
Hoje a combalida câmara de vereadores de FEIRA , é uma entidade totalmente desacreditada pela população, durante todo esse período nada fez pela cidade, só escândalo, conchavos políticos, denuncias que nunca deram em nada, então não tem o que avaliar, deveria sim repensar a forma de legislar a favor da população.

Mila sena

E os benefícios para a maioria, digo população feirense ficam onde, falam de carros, digitalização, carros, ticket…td que favorece os senhores políticos dessa casa e seus acessores e secretarios, e para nós feirenses que temos ônibus sucatiado, escolas sem aula/professores, ruas esburacadas…quem trabalha por nós????