O Vitória não precisou de seu melhor futebol para voltar a ganhar uma partida no Campeonato Baiano. Mesmo sem ainda ter feito um bom jogo, o Rubro-Negro não teve dificuldades para derrotar o Itabuna na tarde deste domingo, no estádio Luiz Viana Filho, pela 19ª rodada do Campeonato Baiano.
Com cinco desfalques no time titular – Nino Paraíba, Gabriel Paulista, Victor Ramos, Uelliton e Rildo – o Vitória entrou em campo bastante modificado. Mas isso não foi empecilho para a equipe do técnico Toninho Cerezo encerrasse o jejum de duas partidas sem vencer pelo estadual.
Com o resultado positivo, o Vitória chegou aos 36 pontos conquistados e se manteve na segunda colocação do estadual. A três rodadas para o final da primeira fase, o Rubro-Negro está mais perto de conseguir a vaga na semifinal. Situação bem diferente do Itabuna. Na última colocação, a equipe tem apenas 11 pontos ganhos em 19 partidas.
Os dois times voltam a campo na quarta-feira. O Vitória vai enfrentar o Vitória da Conquista no Barradão. Já o Itabuna visita o Bahia de Feira, em Feira de Santana. Os dois jogos serão às 20h30min (horário de Brasília).
Pressão, erro e gol
Com os salários atrasados há dois meses, os jogadores do Itabuna ameaçaram até não entrar em campo neste domingo. Um acordo foi feito com a direção do clube e os atletas desistiram da grave. Mas não mudaram a postura dos últimos jogos.
Lanterna do Campeonato Baiano, o Itabuna foi pressionado pelo Vitória. Sem saída de jogo e com o terceiro goleiro como titular, a equipe do interior do estado abusou dos erros e por pouco não viu o Vitória abrir o placar com Geovanni, Neto Baiano e Marquinhos.
Mas o erro que mais chamou atenção foi do auxiliar Dijalma Silva Ferreira Júnior. Aos 11 minutos, Fernando recebeu a bola em condição legal e bateu na saída de Renan para balançar as redes. O auxiliar, no entanto, marcou impedimento.
Mesmo com o susto, o Vitória continuou melhor em campo. O Rubro-Negro pressionou o Itabuna e, após diversas chances desperdiçadas, abriu o placar aos 28 minutos. Fora da área, Marquinhos driblou o zagueiro e bateu cruzado para marcar um belo gol no estádio Luiz Viana Filho.
A vantagem no placar deu mais tranquilidade ao Vitória. O time de Toninho Cerezo passou a tocar mais a bola e ainda teve a chance de ampliar, no entanto, abusou dos erros.
Camisa nova, mesmo jogo
Na volta do intervalo, o Itabuna mudou o uniforme. O que não se alterou foi o cenário dentro de campo. O Vitória continuou melhor e o Dragão do Sul se arriscando esporadicamente ao ataque.
Apesar de o Vitória não fazer uma grande partida, ficou evidente a diferença técnica e tática entre as duas equipes. Com melhor toque de bola, o Rubro-Negro dominou o segundo tempo e foi assustado em poucas oportunidades pelo ataque do Itabuna.
Em um jogo com o adversário sem tanta força, não podia faltar a marca do artilheiro do Brasil. Aos 28 minutos, Neto Baiano aproveitou um cruzamento na medida e mandou de cabeça para o fundo das redes. Foi o 23º gol dele no Campeonato Baiano.
Com os 2 a 0 no placar, o Vitória se tranquilizou ainda mais em campo. Neto Baiano ainda desperdiçou outras duas oportunidades de ampliar a vantagem, enquanto que o Itabuna pouco fez para impedir o triunfo rubro-negro. As informações São do G1