Feira de Santana recebeu nesta segunda-feira (12) mais 8 motocicletas, que irão reforçar o policiamento ostensivo feito pelas Companhias Independentes de Polícia Militar, no município.
De acordo com o novo comandante do Comando de Policiamento Regional Leste (CPRL), coronel PM Antônio Lopes, a entrega dos veículos tem uma importância muito grande para a população de Feira de Santana.
“Elas serão empregadas aqui em Feira de Santana. Essa emenda parlamentar do deputado federal Zé Neto foi destinada para a Polícia Militar aqui no município, então nosso poder de fiscalização, de policiamento ostensivo, será bem maior com a presença dessas motos. Elas já saíram para operar, não vamos guardar nada. Elas serão destinadas para as quatro companhias aqui em Feira de Santana e iremos empregar duas para cada uma. Elas irão ampliar, não vamos tirar outras motos de circulação, portanto irão reforçar o policiamento e o número de viaturas”, destacou o coronel em entrevista ao Acorda Cidade.
Segundo ele, desde que assumiu o CPRL, já iniciou o mapeamento da cidade a fim de combater os índices de homicídios.
“Se a gente for fazer uma comparação com a semana passada, a gente observa que diminuiu o número de homicídios. Nós começamos a fazer uma operação desde a quinta-feira passada, em razão do feriado, e posso adiantar que apreendemos um grande número de armas, tiramos de circulação e estamos observando. Vamos fazer, como disse no primeiro dia, uma polícia científica, iremos analisar os dados diariamente para fazer operações, porque o crime é dinâmico. Essa questão de homicídios, crimes, estão acontecendo não só aqui em Feira, é algo que estamos combatendo”, avaliou.
Segundo o deputado federal Zé Neto, o reforço no policiamento da cidade se deu através de uma emenda parlamentar e da parceria com o governo do estado.
“É uma grande alegria poder entregar, em parceria com o estado e emenda do nosso mandato. Não foi possível entregar mais três veículos porque não veio a liberação da parte documental do ministério. São mais três carros, sendo dois do tipo Corolla fortalecidos para a Ronda Maria Penha, e um para a Deam (Delegacia de Atendimento à Mulher). São carros potentes e que estão prontos, vou deixar para entregar depois do dia 4. Então estamos aumentando a frota, dando mais força para a PM e a Polícia Civil”, disse.
O deputado salientou ainda a busca por atrair novos investimentos para Feira de Santana, na área de segurança pública, sobretudo com o retorno do Sisp (Sistema Integrado de Segurança Pública).
“Estivemos hoje aqui com nosso novo comandante, coronel Lopes, e o subcomandante Muller, e conversamos muito sobre inteligência. Conversei também com a major Lilian e estou esperando um projeto para a gente monitorar de forma moderna o Centro de Abastecimento com câmeras e um sistema integrado. E acho que a cidade tem que avançar com inteligência policial. O Sisp estará retornando em julho, e já conversei com o governador Jerônimo, pedindo para que ele próprio venha para a reabertura; conversamos com o secretário de Justiça, Felipe Freitas, o de segurança, Marcelo Weber, e o comandante-geral Coutinho, para a gente dar força à retomada do Sisp, que acontecia mensalmente, na CDL, com todas as polícias, para construir com inteligência o enfrentamento das dificuldades da Segurança Pública”, declarou o deputado Zé Neto.
Ele recordou ainda que recentemente o governo federal autorizou a implantação de delegacia da Polícia Federal em Feira de Santana.
“Também já está autorizado para Feira de Santana e o ministro Flávio Dino já anunciou uma delegacia da Polícia Federal, porque enfrentar a segurança pública hoje depende de inteligência, e essa integração das polícias, que será feito a partir de hoje, terá essa retomada com força maior”, concluiu.
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram