Feira de Santana

Dia Mundial do Meio Ambiente: estudantes feirenses montam posto de coleta em escola

A ação integra o projeto pedagógico ‘Você também faz parte do meio’.

Na foto os alunos José Pietro, Pedro Pereira e Catarina Morais.
Na foto os alunos José Pietro, Pedro Pereira e Catarina Morais.

Recipiente de vidro com tampa plástica; lixo eletrônico; tampinha de garrafa pet; lacre de alumínio; e livro, pilha e óleo de cozinha usados. Esses são os itens que podem ser entregues ao posto de coleta montado por crianças do 4º ano na escola onde estudam, em Feira de Santana.

A ação integra o projeto pedagógico ‘Você também faz parte do meio’, que transforma o estudante em agente ambiental e reforça o significado do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta segunda-feira (5).

O agente Pedro Pereira destacou que todos os materiais terão destino adequado e, inclusive, alguns deles são utilizados também em ações sociais.

“O lacre de alumínio, que compõe a latinha de refrigerante, por exemplo, doamos à campanha nacional Lacre do Bem, que vende esse material à indústria de reciclagem e reverte o valor da venda para a compra de cadeira de rodas a ser doada à pessoa com deficiência física ou a alguma instituição filantrópica na nossa cidade”, disse o aluno.

Catarina de Morais citou outras medidas para cuidar do meio ambiente, como reduzir o uso de energia elétrica, que, além de diminuir o valor da conta, é algo sustentável. “Durante o dia, costumo não ligar as lâmpadas de casa e deixar o ambiente ser iluminado pela claridade do sol”, pontuou a agente ambiental.

José Pietro Carvalho, também agente, deixou um conselho à população. “Toda vez que a pessoa for descartar algo deve avaliar se o item pode ser reutilizado ou reciclado. Isso ajuda a preservar o meio ambiente”, declarou. Integrante da coordenação pedagógica do Ensino Fundamental Anos Iniciais, que engloba o 4º ano, da escola das crianças, professora Eide Cairo contou que o projeto ‘Você também faz parte do meio’ está na sua 16ª edição e que ele tem outras ações, como visita dos estudantes à Lagoa do Geladinho, localizada no Parque Erivaldo Cerqueira, no bairro Baraúna; e à Lagoa Grande, no bairro de mesmo nome.

O projeto tem o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam). Os alunos são da Escola João Paulo I. A entrega dos itens pode ser realizada de segunda-feira a sábado, em horário comercial. A unidade de ensino fica localizada à rua Paulo VI, nº 118, bairro Kalilândia.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários