Feira de Santana

Morre o cardiologista José Joaquim Cardoso Azevedo

José Joaquim foi coordenador da UTI do Hospital São Matheus e atuava também no Hospital Unimed. 

Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Arquivo Pessoal

Faleceu nesta sexta-feira (2) em Salvador, o médico cardiologista José Joaquim Cardoso Azevedo, de 59 anos de idade. Ele foi coordenador da UTI do Hospital São Matheus e atuava também no Hospital Unimed. O médico sofreu um acidente e ficou internado por alguns dias, mas não resistiu.

O velório será neste sábado, dia 03 de junho, às 11h30, no Cemitério Jardim da Saudade, em Salvador, e o sepultamento será às 15h30.

A Sociedade Brasileira de Cardiologia – Regional Feira de Santana lamentou profundamente o falecimento do membro fundador e atual vice-presidente. “A conduta humana e exemplar de Dr. Joaquim marca a sua trajetória. A SBC está em luto por essa grande perda. Em nome de todos os membros, externo o nosso pesar e solidariedade à família e aos amigos neste momento de dor. Sua partida precoce, deixa um vazio entre nós”, declarou Luciano Bastos, Presidente da SBC Feira de Santana.

O prefeito Colbert Martins Filho recebeu com pesar a notícia e determinou a publicação do decreto de luto oficial de um dia no âmbito do Município.  “Um profissional ético, respeitado e que ao longo dos anos exerceu seu papel em cuidar da saúde das pessoas. Meus sentimentos aos familiares, amigos e todos aqueles que conviveram com ele”, disse.

Felipe Joaquim, filho do cardiologista, publicou uma mensagem agradecendo pelas orações e palavras de carinho. “No momento é muito doloroso falar sobre tudo isso que está acontecendo”, diz o filho na mensagem (leia na íntegra a seguir):

Mensagem da família

Boa noite. Aqui quem fala é Felipe Joaquim, filho de José Joaquim Cardoso de Azevedo, também conhecido como “Zezito”, ou “Joaquim, o cardiologista” em Feira de Santana (por existirem outros colegas com o mesmo nome porém diferentes especialidades na cidade). Definitivamente está sendo muito difícil me manifestar nesse momento.

Agradeço a todos pelas palavras de amor, carinho, conforto e todas as orações que direcionaram a nós. Não me manifestei antes porque esses dias estão sendo realmente muito dolorosos para mim e para toda minha família, porém estive acompanhando de forma reservada todas as mensagens e energias positivas que todos estão enviando.

No momento é muito doloroso falar sobre tudo isso que está acontecendo. Acabei de perder meu pai, meu amigo, minha maior referência na vida e na medicina. Um exemplo de pessoa, pai, marido, amigo e médico. Pessoa a qual eu tive a honra de ser filho.

Quem conheceu meu pai sabe do grande homem que ele foi. Coração imenso, sempre preocupado com tudo e com todos. Médico, amigo, marido e pai carinhoso, caridoso e dedicado. Modéstia parte, na vida conheci poucas pessoas como ele. “Cuide de seu paciente como se fosse seu pai, sua mãe ou sua irmã” ou “Na vida nunca seja ganancioso, faça tudo na sua vida com amor e dedicação que o resto será consequência” são alguns de seus ensinamentos.

Com as pessoas que tinha pouca intimidade sempre mostrou carinho, amor, respeito e educação. Já com os amigos mais íntimos, sempre foi brincalhão, gozador. Porém para ambos sempre foi uma pessoa que transmitia felicidade, ânimo e fé Sempre da mesma forma humilde, reservada e educada.

Enfim, sei que agora ele está em um lugar melhor que o nosso, está ao lado de Deus e nossa Senhora, olhando por todos nós, sendo nosso anjo. Cuidando, transmitindo amor e carinho, como sempre fez.

Seu velório será realizado amanhã, sábado, dia 03/06/2023 às 11h30, no Cemitério Jardim da Saudade, em Salvador. Sepultamento às 15:30. Obrigado por tudo. Fiquem com Deus.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
31 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários