Feira de Santana

Quadro gripal causa diarreia em crianças e idosos em Feira de Santana

Segundo Vera Galindo, os números da Covid-19 estão baixos no município em comparação com os casos de gripe.

Síndrome gripal
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

A menos de um mês para início do inverno, o município de Feira de Santana já está registrando uma alta procura de pacientes idosos e crianças por atendimentos nas unidades de saúde.

Em entrevista ao Acorda Cidade, a enfermeira e coordenadora das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e das policlínicas do município, Vera Galindo, informou que muitos casos gripais envolvendo diarreias estão acometendo crianças e idosos, e neste momento, o mais recomendado além da vacina contra a Influenza, é manter o corpo hidratado.

Síndrome gripal
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“A nossa orientação para os pacientes, é que eles possam se atentar com os sintomas, principalmente se for febre. Este é um alerta vermelho para que a pessoa se dirija imediatamente até uma unidade e que os pacientes também possam se hidratar, porque a pessoa com diarreia, perde muito líquido, perde sais, então a gente orienta que as unidades também possam passar estas recomendações para os pacientes. Infelizmente estes casos estão acometendo mais os idosos e as crianças”, explicou.

Segundo Vera Galindo, os números da Covid-19 estão baixos no município em comparação com os casos de gripe.

“Graças a Deus e a vacina, que nós estamos tendo um número pequeno para Covid, mas a gente também sabe que a Influenza é uma doença sazonal que já vem aumentando desde janeiro, e que inclusive, nem depois da Micareta, nós tivemos tantos casos. Por exemplo, nós tivemos 140 casos de Covid em janeiro, 86 em fevereiro e 135 no mês de março. Já os casos de Influenza, foram 506 em janeiro, 820 em fevereiro e 1.540 em março, então aumentou bastante”, contou.

A coordenadora das unidades chamou a atenção da comunidade feirense, para que possam buscar a vacina contra a Influenza, pois quadro gripal também pode provocar óbito.

“A vacina bivalente é contra a Covid, porém a gente também sabe que a Covid não terminou, se a gente não tomar a vacina este vírus pode voltar a se disseminar. O que nós estamos percebendo neste momento é que existe um número bem maior que a Covid, com os casos de gripe e infelizmente, as pessoas acham que gripe não pode levar a morte, mas pode sim, porque a pessoa pode ter uma pneumonia, bronquiolite e desta forma, o quadro se agravando, este paciente pode morrer”, destacou ao Acorda Cidade.

Ainda de acordo com Vera Galindo, é importante que os pacientes também possam manter uma alimentação saudável.

“Estes pacientes que são acometidos pelo quadro gripal, o ideal é manter o repouso, controlar a febre em casa e continuar se hidratando, mantendo uma alimentação mais saudável, evitando condimentos, embutidos que são sardinhas, salgadinhos, salsichas, evitar estes tipos de comida que não são saudáveis para ninguém”, concluiu.

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Ouça a entrevista na íntegra:

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários