Foi lançado no final da manhã desta quinta-feira (25) na Igreja Senhor dos Passos, o livro Marino de Offida: Missionário Cristão e Maestro de Canto Coral no Brasil e na Itália, escrito pelo médico João Batista de Cerqueira.
A obra retrata desde o momento em que o frei chega a Feira de Santana até o momento do seu falecimento, em 2020.
O lançamento aconteceu durante a Missa da Misericórdia, que foi presidida pelo arcebispo de Feira de Santana, Dom Zanoni Demettino Castro. Ao Acorda Cidade, ele lembrou a passagem do religioso pela cidade.
“Este foi um grande missionário que saiu da Itália, veio como Capuchinhos para estas terras e foi incardinado na igreja particular de Feira de Santana. Um padre que por décadas formou, preparou, deu virtudes cristãs, sobretudo com o canto e a música para uma multidão de pessoas”, afirmou.
Também presente na celebração, o arcebispo emérito de Feira de Santana, Dom Itamar Vian, explicou que o livro nasceu através de uma matéria que foi publicada na Academia Feirense de Letras.
“Passei um longo tempo aqui em Feira de Santana acompanhando o trabalho pastoral, principalmente através da música do padre Marino. Quando o Dr. João Batista publicou uma excelente matéria na revista da Academia Feirense de Letras, tive esta ideia de conversar com ele para transformar aquela matéria, ampliasse, inclusive colhesse depoimentos de muitas pessoas que conheceram o padre Marino, e o Dr João Batista acolheu esta ideia e graças a Deus saiu uma excelente obra sobre a vida e a missão deste grande missionário padre Marino de Offida”, lembrou.
Segundo Dom Itamar Vian, padre Marino de Offida por onde passava, deixava marcas.
“O padre Marino não era somente músico, mas era também um excelente construtor e onde ele passava, deixava marcas porque sempre afirmava que a referência de uma comunidade, é uma capela. Quando uma comunidade constrói uma capela, a capela é um marco referencial de toda a comunidade, não somente para rezar, mas também para debater problemas da comunidade”, afirmou.
Para o autor do livro, o médico João Batista de Cerqueira, este é um momento de agradecimento pela oportunidade de conviver com o padre Marino durante cerca de seis décadas.
“Graças a Deus nós estamos podendo participar deste momento, um momento de agradecimento em um templo cristão católico e com a presença das autoridades da igreja, Dom Zanoni Demettino Castro, Dom Itamar Vian, padre Júlio César pároco desta Catedral e nós estamos aqui para agradecer a Deus por termos tido a oportunidade de quase seis décadas convivermos com padre Marino de Offida e testemunhar a sua doação para a nossa cidade”, contou.
De acordo com o escritor, 500 livros foram entregues à Igreja Senhor dos Passos e uma edição será disponibilizada de forma digital.
“A distribuição desses livros será feita pela Igreja Senhor dos Passos, isto porque o livro foi escrito, editado, publicado e doado à igreja feirense, então agora o padre Júlio César vai orientar a forma como ele acha mais adequado em relação ao acesso do livro. Foram 500 livros e agora já está saindo outra edição, que é a edição eletrônica, edição digital que também vai ser disponibilizada para comunidade. O importante é deixarmos esta obra registrada e divulgada para que sirva de exemplo para todos nós”, concluiu.
Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram