O livro que conta a história de vida do ex-secretário de Desenvolvimento Social Ildes Ferreira, ‘Uma pequena história de uma grande vida’, foi lançado na tarde de ontem (21) durante uma missa celebrada na Paróquia Senhor do Bonfim, Alto do Cruzeiro em Feira de Santana.
O lançamento foi realizado no dia em que o sociólogo, ex-vereador e também ex-secretário do Estado, completou 4 anos de falecido.
Em entrevista ao Acorda Cidade, a filha de Ildes, Jara Oliveira contou que 300 exemplares foram confeccionados para serem distribuídos gratuitamente.
“Este livro conta um pouquinho das curiosidades da vida profissional, da vida pessoal e da luta dele contra o câncer, os últimos dias de vida que foram sofridos porque ele queria viver, ele trabalhou incansavelmente para viver, mas infelizmente o destino o levou. Fica aqui o registro destes momentos, uma história muito bem contada pela iniciativa do professor Bosco. Nós fizemos 300 exemplares para ofertar gratuitamente a todos que estavam aqui na igreja e temos uma reserva para as universidades e algumas instituições sociais”, disse.
A iniciativa da produção textual, foi do professor João Bosco da Silva, que trabalhou com Ildes na Sedeso.
Ao Acorda Cidade, ele contou que ainda em vida, pediu autorização do ex-secretário para escrever o livro.
“Ildes foi um grande amigo, nós nos conhecemos ainda na época do Banco Nordeste na década de 70, e pela força do destino, nós nos reencontramos na prefeitura no ano de 2014. Eu passei em uma seleção de Reda, eu fui trabalhar com ele e durante os últimos dias de vida, ele praticamente no leito, eu disse que iria fazer um livro. A família dele ficou sabendo e perguntei se ele autorizava, até que ele me respondeu que não tinha história para ser contada em um livro, e hoje estamos aqui lançando, pagando uma promessa que fiz a ele. Este livro tem uma história resumida tanto do trabalho dele no estado, na prefeitura, na universidade, depoimentos da família, amigos, filhos, muitas pessoas que conviveram com ele”, contou.
O ex-prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho também participou da missa de lançamento do livro e agradeceu pela oportunidade de ter trabalhado com Ildes Ferreira.
“Foi muito gratificante ter trabalhado com Ildes por alguns anos, conviver de perto, aprender com a sua inteligência, foi muito importante. Hoje estamos aqui em um lançamento que fala da vida dele e espero que as pessoas tenham a oportunidade de ler e conhecer a história deste cidadão que foi sem dúvida nenhuma, um grande homem humanista”, afirmou.
O médico João Batista de Cerqueira parabenizou a ideia de transformar em um livro, a história resumida de Ildes Ferreira.
“Justíssima homenagem, até porque Ildes deixou marcas em Feira de Santana, seja na educação, no trabalho social, na política, é um grande orgulho para Feira ter Ildes como exemplo. Quatro anos depois, nós voltamos para agradecer a Deus pela oportunidade do convívio que tivemos ao longo de mais cinco décadas. Parabenizo João Bosco pela iniciativa, parabenizo a família de Ildes e este livro irá servir como um norte para a juventude, que vem do associativismo, na educação, na vida pública”, destacou.
Quem também esteve presente na missa de lançamento do livro, foi a primeira-dama do estado, Tatiana Velloso. Segundo ela, Ildes é uma grande referência para Feira de Santana.
“Ildes é uma grande referência para as nossas vidas, da minha família, do mundo acadêmico, dos movimentos sociais, e hoje de fato, a gente veio aqui celebrar a memória de Ildes junto com a família dele, a nossa família, um momento de muitas emoções porque a saudade fica, mas a memória, além do compromisso é como um legado que ele deixa”, concluiu.
Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade
Leia também:
Ex-secretário de Feira de Santana Ildes Ferreira é homenageado em missa neste domingo (21)
Secretário municipal de Desenvolvimento Social Ildes Ferreira morre aos 70 anos
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram