Moradores do bairro Limoeiro em Feira de Santana, realizaram uma manifestação na manhã deste sábado (20), retendo um ônibus em protesto à alteração de uma linha de ônibus. Foi retido um ônibus da empresa São João e segundo os moradores, antes existia a Linha Limoeiro, localidade de Fulô e com a pandemia, a linha ficou abrangendo Limoeiro, localidade de Fulô, distrito de Humildes e BR 101. Eles reivindicam que a linha volte ao que era antes, pois com o trajeto maior, todos os dias chegam atrasados ao centro da cidade e aos seus locais de trabalho.
A moradora Íris da Conceição, que reside no Limoeiro há 46 anos explicou que antes o primeiro horário da linha da linha era 5h30 e depois passou a ser 6h.
“Antes era Limoeiro e Fulô e hoje faz o trajeto Limoeiro, Fulô, Humildes e BR -101, quando retorna para o centro da cidade é mais de 7h e ai nós chegamos atrasados. Queremos ver com a Secretaria de Transportes o que pode ser feito, pois somos prejudicados. Se não tivermos um resultado vamos fazer um protesto maior até ter uma solução.
Uma moradora que se identificou como Joseneide, confirmou a situação e disse que aguarda que a linha fique somente com o Limoeiro e Fulô.
“Há dois anos fizemos um protesto e não teve solução. A gente passa mais de 1h para chegar em Feira de Santana.
O Acorda Cidade entrou em contato com a Secretaria Municipal e Transportes e Trânsito (SMTT) e a pasta enviou a seguinte nota:
A Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) esclarece que a comunidade do bairro Limoeiro é atendida pela linha 12-Humildes via Limoeiro com ônibus do tipo convencional (com maior capacidade de passageiros).
O itinerário desta linha foi ajustado pela equipe técnica da SMTT visando manter a oferta do serviço essencial à população, logo após a queda acentuada do número de passageiros registrada desde o início da pandemia da Covid. Entretanto, mais nove vans do Sistema de Transporte Público Alternativo e Complementar (STPAC) realizam diariamente o atendimento através das linhas Doutor/Fulô/Onça e Limoeiro.
Desta forma, os intervalos entre os diferentes modais de transporte público na localidade é de apenas 20 minutos nos horários de pico (maior demanda de passageiros) e de até 40 minutos no entrepico.
Portanto, a Prefeitura de Feira vem garantindo a regularidade na oferta do transporte público à comunidade, mesmo diante da grave crise pela qual o setor ainda atravessa no país.
CENÁRIO TRANSPORTE
O prefeito Colbert Filho, que também é vice-presidente de Infraestrutura da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), tem feito todos esforços para buscar soluções e alternativas no país voltadas ao financiamento do transporte público urbano.
Dados apresentados recentemente, em evento realizada pela entidade, apontam queda na demanda de passageiros em todas as faixas de renda nos últimos 20 anos. Um levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) revela ainda crescimento dos custos do transporte público bem acima da inflação no mesmo período, ou seja, maiores custos e diminuição na demanda fazendo com que o setor atinja níveis preocupantes de ociosidade.
Vale lembrar também que desde 2021 o chefe do executivo municipal reivindica ao Governo do Estado a redução da alíquota do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) no diesel para as empresas de ônibus urbanos que enfrentam grave crise do setor de transporte, agravada na pandemia, em 2020.
Entretanto, o Governo da Bahia elevou em março deste ano o valor da alíquota do ICMS de 18% para 19%, pesando no bolso do consumidor, além das oscilações nos preços dos combustíveis.
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.
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