A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou os nomes dos estudantes do Programa de Pós-graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais. (Profciamb) da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), que morreram no acidente ocorrido na noite de quinta-feira (18), na BR-242, na altura da cidade de Lajedinho.
Tratam-se de: Marcos de Oliveira Silva; Raony Chaves Fernandes; Carolina Silva do Amor Divino; Cíntia de Souza França e o professor Jares Medeiros Gonçalves. O motorista do caminhão não teve ferimentos graves. (Mais informações aqui).
Perfil das vítimas
Alguns destes estudantes de pós-graduação também trabalhavam como professores.
Marcos de Oliveira Silva, 34 anos, natural de Santo Estêvão, mas residia em Feira de Santana – Jovem professor.
Cíntia de Souza França, 36 anos, natural de Salvador – Estudante do Profciamb/Uefs e professora em Camaçari.
Carolina Silva do Amor Divino, 30 anos, natural de Salvador – Possui graduação em Ciências Biológicas pela União Metropolitana de Educação e Cultura (2015). Atualmente é professora – Reda – Colégio Estadual Dr. Luis de Moura Bastos. Tem experiência na área de Ciências Ambientais, com ênfase em Ciências Ambientais.
Raony Chaves Fernandes, 35 anos, natural de Lauro de Freitas – Professor de Geografia. Especialista em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal de Sergipe, Especialista em Monitoramento de Recursos Hídricos pelo Senai/Cetind, formado em Geografia pela Universidade Estadual de Feira de Santana, 2011.2. Participou do Intercâmbio Acadêmico na Universidade do Minho em Portugal entre os anos de 2010 e 2011. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Agrária, Sistemas de Informação Geográfica aplicados ao Meio Ambiente e Recursos Hídricos.
Jares Medeiros Gonçalves, 39 anos, natural de Santo Estêvão – Professor, tinha um filho. Mestrado Profissional em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (Nome estava em uma lista de 2022). Envolvido em movimentos sociais, lutava pela democracia, pela educação pública e de qualidade.
Luto oficial
A Reitora da Universidade Estadual de Feira de Santana, Amali de Angelis Mussi, decretou luto oficial de três dias. A universidade também divulgou a seguinte nota de pesar:
NOTA DE PESAR
É com extremo pesar que a Universidade Estadual de Feira de Santana toma conhecimento do falecimento dos estudantes Cíntia de Souza França, Carolina Silva do Amor Divino, Raony Chaves Fernandes, Marcos de Oliveira Silva e Jares Medeiros Gonçalves, vítimas de um trágico acidente ocorrido na noite de 18 de maio de 2023 na BR 242, próximo ao município de Itaberaba. Os alunos e alunas fazem parte do Proficiamb-Uefs, campus Chapada Diamantina.
Mesmo diante da consternação, a Administração Central da Uefs juntamente com a coordenação do Proficiamb está mobilizada para que possa se prestar às famílias dos estudantes, todo acolhimento e cuidado necessários diante desta dolorosa fatalidade.
Não há palavras que se revertam em consolo neste momento. A Uefs abraça com solidariedade e afeto todas as famílias, amigos, colegas, professores e todos e todas que neste momento sentem cada uma destas perdas.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram