Educação

MEC determina estudo para implantação de nova universidade federal na Bahia

O projeto de implantação da futura Universidade Federal do Sudoeste da Bahia foi apresentado pelo deputado federal Jorge Solla.

Foto: Assessoria
Foto: Assessoria

Nesta quarta-feira (17), o ministro da Educação, Camilo Santana, solicitou a realização de um estudo sobre o impacto orçamentário do projeto de implantação da futura Universidade Federal do Sudoeste da Bahia, apresentado pelo deputado federal Jorge Solla.

Após meses de espera para viabilizar a agenda com Santana, Solla levou ao ministério uma comitiva formada pelos deputados federais da bancada da Bahia Waldenor Pereira, Lídice da Matta e Alice Portugal, todos do campo progressista.

“O ministro se mostrou muito simpático à proposta da criação de mais uma universidade na Bahia, em um polo regional importante no sudoeste do estado e, por isso, determinou que seja feito estudo do impacto orçamentário desse projeto”, afirmou Solla.

“Será um passo importante para aquela região, que possui grande relevância para o Estado, tanto economicamente quanto sob seu aspecto populacional. Confio na sensibilidade do ministro Camilo para analisar esse pleito”, disse a deputada Lídice da Mata.

Também participaram da reunião o reitor da Ufba, Paulo Miguez, o vice-reitor, Penildon Filho, o diretor do campus da Ufba em Vitória da Conquista, Márcio Oliveira, e a diretora do campus de Camaçari, Maiana Matos.

As discussões sobre a implantação da instituição ocorrerem desde 2014.

Relembre: MEC recebe projeto de criação da Universidade Federal Sudoeste da Bahia

Inscrever-se
Notificar de
guest
8 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Rosângela

Seria bem mais útil equipar a do estado (UEFS), salas de aulas sucateadas, muros pela metade provocando insegurança e assaltos, comida do bandejão pela misericórdia, estudantes sem equipamentos para a prática, sei muito bem como é a UEFS. A UFRB deveria ofertar mais cursos, e também serem feitas melhorias em seu espaço físico. A UNEB, a UFBA coitada sucateada tbm, os alunos fazendo manifestações por melhorias. Ufa!!! Falou em universidades por aqui, temos muitos assuntos, problemas graves. Precisamos da que temos funcionando e funcionando direito.

coiteense

Axo um abi surdo tanta univercidade em salvdor, feiras de satanas, guazeiro ate santo atonio de jesus tem mas e niuma aqi em coite
Presizamos de uma univercidade aqi em coite urgente!1

Gerson Ribeiro

Enquanto isso, por falta de vontade politica,Feira de Santana não possui uma área com infraestrutura completa, para construção de um campus digno para a UFRB.Os políticos da cidade, deveriam colocar as disputas de lado ,e pensarem no desenvolvimento que uma universidade atrai para o municipio e a região.

Santos

kkkkk e feira de Santana ? segunda maior cidade da Bahia e a maior do interior do norte e nordeste sem uma universidade federal ,esta cidade tem que ser estudada …atraso total , nada muda ,as mesmas coisas ,nada de novo ,sem modernidade ,sem cultura ,sem lazer ,vergonha !!

Sobral

Haja estudos estudos estudos … Quero ver obras iniciando e sendo concluídas, que esse grupinho adora iniciar e depois esquecer pelos caminhos ( isso quando começa )

José

E Feira de Santana sem. Além do inquestionável impacto social na formação de nossa população, imagine-se o impacto financeiro direto de uma universidade federal. Basta calcular a quantidade de servidores e professores pelos respectivos salários. Só esse impacto já deve ultrapassar centenas de milhões de reais por ano. Sem calcular o impacto indireto com a vinda de estudantes de outras cidades

Vinicius

E o campus provisório da UFRB em Feira de Santana, vai ficar assim pra sempre? Não deveriam consolidar a única universidade federal da segunda maior cuidade do interior do nordeste, antes de criar outras na Bahia?

neila

Enquanto isso a UEFS ta caindo aos pedaços e a própria UFBA em SSA, detonada!Tomem vergonha e vão arrumar o que já temos!