Douglas Barbosa Santana e Bruno dos Santos Gonzaga, ambos de 15 anos de idade, são jogadores do Projeto Nova Geração, escolinha de futebol que atua no bairro Jardim Acácia e no Conjunto Feira X, em Feira de Santana.
Os jovens foram escolhidos para fazer um teste no Esporte Clube Bahia e já seguem para Salvador na próxima segunda-feira (8).
Em entrevista ao Acorda Cidade, Douglas não escondeu a felicidade de ser escolhido entre tantos outros jovens e destacou o sonho de ser jogador de futebol.
“Eu já tenho 10 anos aqui fazendo parte do projeto, sou grato a esta família que Deus colocou em minha vida e é uma paixão, eu sempre tive o sonho de jogar bola e estou indo em busca dos meus objetivos, pois quero ser um grande atleta de futebol. Estou indo agora passar um tempo em Salvador lá no Bahia e com fé em Deus, espero ser aprovado. São muitas lutas, passando por dificuldades, mas sempre focado nos meus objetivos e por isso, sou muito grato a Deus”, afirmou.
Ao Acorda Cidade, Bruno que está no 9º ano do Colégio Estadual General Osório, contou que o sonho é jogar na Europa.
“Eu já faço parte aqui do projeto há cerca de três anos. Nós já estamos acostumados com esse chão batido, mas sempre é bom estar em um campo de verdade. Meu maior objetivo é ser jogador de futebol e alcançar vários títulos. Quero jogar na Europa, fazer meu nome e sempre pensando alto desta forma, porque a gente já vem de baixo, mas o objetivo é ter uma boa vida, melhorar a situação da minha família e fiquei muito feliz por esta oportunidade. Essa é uma grande chance pra mim e irei fazer valer a pena, já estou me preparando para dar tudo certo”, contou.
José Roberto de Jesus, mais conhecido como ‘Roberto Caçamba’, é um dos treinadores do Projeto Nova Geração. Segundo ele, observar todos os jovens em busca de um futuro melhor, é como um gás motivador para apoiar todos os atletas.
“A gente fica feliz com a determinação, a vontade de cada um deles. A gente sabe que está difícil nos dias de hoje, mas nós temos esperança e estamos aqui para apoiar todos eles. São mais de 100 jovens que estão aqui, posso dizer que é gratificante trabalhar com eles e ver a alegria e a possibilidade de vencer na vida. O que mais a gente passa para todos eles, é que sonhos a gente não busca, mas realiza”, destacou.
Início do Projeto
Segundo Paula Santana, fundadora e atual presidente do Projeto Nova Geração, a ideia surgiu há mais de 10 anos e vem ganhando força na cidade.
“O Projeto Nova Geração foi fundado há 12 anos. A gente trabalha no Feira X e no bairro Jardim Acácia. Este projeto surgiu através de uma vontade lá na comunidade conhecida como ‘Pela Porco’ e estávamos perdendo muitos jovens para as drogas, para a criminalidade. Deus tocou em nosso coração de colocar o esporte, porque o esporte salva vidas, e aí demos início ao futebol com oito crianças lá no bairro Jardim Acácia e hoje a gente tem quase 170 crianças no Projeto Nova Geração”, afirmou Ana Paula em entrevista ao Acorda Cidade.
Mesmo sendo um projeto que ajuda os jovens a buscarem sonhos profissionais, o Nova Geração passa por algumas dificuldades, principalmente com relação aos materiais que são utilizados nos treinos.
“Os nossos treinamentos são realizados aqui no bairro Jardim Acácia e também no Feira X, mas a gente mantém este projeto com a ajuda de alguns parceiros, alguns pais, temos custos com água, luz, além dos materiais que são utilizados aqui nos treinos, como coletes, cones, bola de futebol que não são baratas, e infelizmente não temos uma parceria com o município. Gostaríamos muito de ter este incentivo por parte da prefeitura também”, lamentou.
Como ajudar
Quem desejar ajudar o projeto, poderá entrar em contato com a presidente Paula Santana, através do (75) 98322-5820 ou pelo Instagram @pnovageracao.
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram