A Fonte do Buraco Doce, localizada na Rua Paulo VI no bairro Queimadinha em Feira de Santana, é uma fonte de água doce natural que serve toda a comunidade. Os moradores pegam água no local para as atividades domésticas, higiene pessoal e até para beber e cozinhar.
Em outubro do ano passado, o espaço foi revitalizado, foram implantadas pias e outras melhorias, o que agradou muito a todos do bairro. No entanto, nos últimos 15 dias, um problema surgiu na Fonte do Buraco Doce e fez com que a população parasse de utilizar a água.
Os moradores relataram ao Acorda Cidade que uma caixa de esgoto se rompeu dentro da fonte e contaminou a água.
Um morador do bairro Queimadinha que se identificou como Léo, disse que a fonte existe há mais de seis décadas e serve a todos do bairro. Segundo ele, devido as chuvas que caíram na cidade nos últimos dias, a água do esgoto subiu e estourou a caixa que existe dentro da fonte.
“Fizemos um abaixo assinado para a prefeitura revitalizar a fonte, levou um tempo, mas eles fizeram tudo direitinho. Sempre ela tá zelada. Mas, o transtorno veio. A caixa de esgoto se rompeu e contaminou a água. Subiu toda a lama e não podemos mais utilizar a água para os nossos afazeres. Aqui também é um local de diversão da comunidade, das crianças”, lamentou.
Léo disse que os moradores já comunicaram o fato tanto a prefeitura, como a Embasa, mas não sabem quem responde pelo conserto, pois cada um empurra a responsabilidade para o outro. Para ele, é possível que a responsável seja a prefeitura e a causa do rompimento da caixa de esgoto pode estar ligada a drenagem das ruas do bairro que é antiga.
Outra moradora do bairro que utiliza a água da fonte contou ao Acorda Cidade que devido ter se misturado a água da fonte com os resíduos do esgoto, ficou impossível pegar a água.
“Eu uso essa água para lavar roupa, beber, mas agora não posso fazer isso”, declarou.
O Acorda Cidade entrou em contato com a prefeitura para mais esclarecimentos sobre o fato e foi informado que a pasta responsável pelo assunto é a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) que já está a par da situação e deve dar um retorno na próxima segunda-feira.
A reportagem também entrou em contato com a Embasa e aguarda o retorno.
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade.
Leia também:
Fonte do Buraco Doce é entregue aos moradores da Queimadinha após melhorias
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram