Bahia

Pela internet, agricultores familiares trocam experiências

Eles estão utilizando blogs e mostrando que de maneira simples é possível conviver bem com o semiárido.

Acorda Cidade

A possibilidade de intercambiar diferentes experiências, acessar informação e expandir conhecimentos através da utilização da internet, está contagiando agricultores familiares dos territórios do Sisal e Bacia do Jacuípe. Eles estão descobrindo o fascínio da rede e percebendo como podem estar conectados com diversos assuntos, permanecendo e divulgando a realidade do campo.

Seu Celso da comunidade de Santa Rosa no município de Barrocas e Abelmanto Carneiro da comunidade de Mucambo em Riachão do Jacuípe estão acessando essas ferramentas de comunicação e descobrindo como é possível trocar experiências e adquirir novos conhecimentos através da utilização da internet. Seu Celso ajuda a alimentar um site em seu município, através de postagens sobre as suas experiências e assuntos relacionadas a agricultura familiar e ao desenvolvimento sustentável. Abelmanto, possui seu próprio blog, onde é ele quem escreve, posta todas as fotos e as notícias.

Para Abelmanto Carneiro, o despertar para usar o computador e a internet, veio da vontade de mostrar para o maior número de pessoas que com técnicas simples é possível viver e conviver bem com  o semiárido. Ele desenvolve algumas tecnologias sociais, para melhor aproveitamento da água da chuva, e para ele colocar as suas experiências na internet, é mais uma maneira de divulgar o seu trabalho, a sua comunidade e também formas como cada pessoa pode contribuir para o desenvolvimento sustentável e a preservação do meio ambiente. “Quando comecei a usar a internet, pesquisei sobre mim e vi vários sites que mostravam o meu trabalho e minha comunidade, e então pensei que eu também poderia fazer isso, eu mesmo poderia contar sobre a minha experiência, a minha história”, afirma.

Com o seu blog no ar é o próprio Abelmanto, quem escreve, fotografa e posta as notícias e as experiências. Ele conta apenas com a ajuda da esposa, que também é professora Jacira de Oliveira, que o ajuda em algumas revisões de textos e tira algumas dúvidas. Segundo ele, sua maior dificuldade é a questão do tempo, pois entre os afazeres na propriedade, ele tenta conciliar as postagens no blog. Tem também o fator da internet, que por ser muito lenta, muitas vezes deixa tudo mais demorado. Na comunidade de Mucambo o sinal é baixo e a internet utilizada é através de um sistema via celular, mas ele não desiste e faz o possível para manter seu blog sempre atualizado.

Acessando o blog é possível conhecer um pouco da vida de Abelmanto, sua propriedade e as ações que ele desenvolve junto à comunidade como por exemplo, o Projeto Vida do Solo, que busca preservar o meio ambiente, envolvendo as famílias e a escola em um trabalho de reciclagem do lixo e produção de peças de artesanato. Através do endereço: http://abelmanto.blogspot.com, surge a imagem de uma convivência harmoniosa com o semiárido, através da utilização de técnicas agroecológicas e sustentáveis. (Moc)

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários