Desafio
Publicitária fica 1 ano sem comprar roupas: Não me sinto fora de moda
Joanna Moura criou o blog 'Um ano sem Zara' no dia 3 de março de 2011. Um ano depois, ela diz que aprendeu a viver com o que tem no armário
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Há exatamente 365 dias, Joanna Moura, publicitária apaixonada por moda, não imaginava que mudaria seu jeito de pensar em relação às compras. “Comprava coisas sem pensar, era muito impulsiva”, diz.
A baiana de 27 anos, que mora em São Paulo há três anos, sempre gastou muito com roupas e, com a conta do banco no vermelho, viu a necessidade de economizar. Decidiu, então, ficar um ano sem comprar uma peça sequer.
Com a proposta de “ajudar as mulheres a viverem com seus armários”, ela criou o blog Um ano sem Zara no dia 3 de março de 2011 e tornou o desafio público. Neste sábado (3), ela começa uma nova fase do blog, após um ano e a missão cumprida.
Uma das minhas maiores conquistas foi aprender a viver com o que eu tenho e com o que eu ganho"
Joanna Moura, autora do blog 'Um ano sem Zara'
“Arrumando meu armário, eu vi que tinha mais roupa do que eu era capaz de usar”, lembra. Um ano depois do desafio, a publicitária colocou as contas em dia e ainda conseguiu juntar dinheiro pela primeira vez na vida. “Uma das minhas maiores conquistas foi aprender a viver com o que eu tenho e com o que eu ganho, sem o susto do cartão de crédito no fim do mês".
Mesmo após tanto tempo sem comprar roupas, Joanna não se sente fora de moda e jura que não repetiu nenhuma vez um look inteiro durante o desafio. A dica da publicitária é experimentar e exercitar a criatividade na frente do espelho. “Tem que fazer a roupa render e combinar com peças que você nunca imaginou. A moda é democrática e isso ajuda quem quer ficar um tempo sem comprar. Se você montar um look harmonioso, as pessoas vão achar bonito”, defende.
Além disso, os acessórios, a maquiagem e o penteado podem ajudar a criar diferentes visuais para compensar a falta de roupas novas. Durante uma viagem aos Estados Unidos, onde normalmente as roupas são mais baratas, Joanna controlou a vontade de comprar indo a lojas de produtos para o cabelo e maquiagem. “Não sabia me maquiar e nem cuidava do cabelo. Comecei a me interessar mais por isso e a me cuidar mais. Hoje acho que um batom vermelho anima qualquer look”, conta.
A repercussão do blog foi uma surpresa para Joanna e não demorou a aparecer leitoras fieis que se identificavam com a situação da publicitária. “Eu sinto que abri a cabeça das pessoas em relação à maneira que elas usam as roupas e mostrei que as peças podem ter usos diferentes”.
A surpresa maior foi quando leitores sem nenhuma relação com a moda passaram a acompanhar o desafio e a se interessar pelo assunto. “Sempre achei que a moda era tratada de maneira elitista, com um grande apelo ao consumo de luxo e me sentia abaixo da linha para discutir esse assunto. A minha iniciativa com o blog era abrir um espaço para todas as pessoas discutirem”, diz.
A ideia deu tão certo que atualmente o blog tem por volta de 22.000 acessos por dia e a publicitária tornou-se inspiração para outras apaixonadas por moda.
Nesta última semana, os looks foram montados com peças conhecidas das leitoras e que deram bastante repercussão durante o último ano. Em relação ao último look, ela adianta: "vou seguir esse mesmo pensamento e montar algo com roupas que já usei muito".
Nova fase
Após o fim do desafio, o blog ‘Um ano sem Zara’ terá uma nova proposta. “A ideia é mostrar uma nova consciência de compras com a tentativa de se vestir bem sem gastar muito, é uma nova fase para mim também”, revela Joanna.
Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, a blogueira não vai sair às compras logo na sexta-feira. “Tenho mais consciência de onde estão os buracos no meu armário agora, não tem nada que eu acho que falte. É senso comum que meus sapatos estão muito acabados, então acho que vou precisar comprar em algum momento”.
O novo rumo do blog promete continuar ajudando as leitoras a se vestirem bem e vai abordar muito o custo-benefício das compras. “Por exemplo, se preciso de um casaco para o inverno, qual é o casaco que eu vou poder montar mais looks e que mais vai me ajudar? Quero começar a me aventurar em lugares novos, olhar para marcas que não estou acostumada. Será um novo desafio para mim”, afirma. As informações são do G1.
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