A Prefeitura de Feira de Santana deu ordem de serviço, na tarde desta terça-feira (25) à construção de uma ciclovia de aproximadamente 8km de extensão na Avenida Noide Cerqueira e de uma nova ciclovia de 3km na Avenida Fraga Maia.
As obras de reestruturação também serão feitas no trecho próximo ao Anel de Contorno, com a implantação de uma ciclovia próximo ao viaduto e transformando a calçada em pista de cooper.
Em entrevista ao Acorda Cidade, o prefeito Colbert Martins destacou que em uma parte da Noide Cerqueira já existe um trecho de ciclovia, entre o Condomínio Irlena Marques e o viaduto, que tem a parte das caminhadas, que serão ampliados.
“Vamos esticar essa parte de caminhadas também, já que as ciclovias vão até o final da avenida, chegando até a entrada da Lagoa Salgada, onde nós vamos fazer um espaço para as pessoas poderem assistir ao pôr-do-sol. E na beira da lagoa estamos trabalhando para fazer uma área também de caminhadas e de esportes com bicicletas, de mais ou menos dois quilômetros. Esse é o início de ações importantes, na área do esporte e lazer. Queremos uma pista segura, por isso ela está em cima do canteiro, para evitar riscos maiores, e também uma pista adequada, por isso vamos pedir que os ciclistas andem para ver se têm defeitos, para que possamos corrigir antes que seja concluída”, afirmou o prefeito.
Ele ressaltou que este foi um compromisso feito durante a nossa campanha.
“Já estamos há mais de dois anos com esse projeto pronto, chegamos a licitar, a empresa assumiu, mas estava na época da pandemia e a empresa desistiu. Relicitamos agora e a obra está sendo feita e será concluída. O investimento é em torno de R$2 milhões e a expectativa é que seja finalizada em até seis meses. O projeto de uma ciclovia na Maria Quitéria também está pronto, mas não foi licitado ainda. Sai do Palace e chega até a Universidade. Na Avenida Presidente Dutra, eu vou fazer uma requalificação no centro, para que as pessoas possam andar com mais segurança. Mandamos os projetos agora para Brasília de skate, e pode ser que a gente construa mais cinco ou seis praças de skate, que também é outra alternativa para muita gente que gosta”, esclareceu.
O superintendente de Operações e Manutenção do município, João Vianey, ressaltou que atualmente já existe uma pista de ciclovia na Avenida Fraga Maia, porém precisa ser estruturada dentro das normas.
“Realmente já existe uma ciclovia e uma caixa de pó de pedra, que seria uma pista de cooper. Vamos requalificar todo aquele trecho, implantando de fato a ciclovia, estruturada dentro das normas, e a pista de cooper também em toda a extensão, já que da Rua Tijuca até a Avenida Rubens Francisco Dias já está estruturada. Então vamos implantar da Rua Tijuca até o viaduto, garantindo mais segurança e revitalizando todo o canteiro.”
Conforme Vianey, a empresa está fazendo a parte do cadastro e topografia completa da obra, vendo as interferências necessárias.
“Lá tem previsão de transplantil de algumas árvores, e está sendo discutido isso com a Sesp (Secretaria de Serviços Públicos). Na Semman (Secretaria de Meio Ambiente), também já consta essa supressão vegetal, então estamos dando todos os passos, para que a obra possa começar com o mínimo de interferências, pois a gente sabe que lá tem um volume grande de pessoas que usam, a gente está fazendo de uma forma que traga o menor transtorno para quem usa o local durante o dia e no final de semana.”
Quanto à faixa da Noide Cerqueira, ele explicou que a ciclovia irá encerrar antes do viaduto Vereador Reinaldo Miranda. “É um reestruturação e vai dar muito mais segurança aos praticantes de ciclismo e às pessoas que fazem uso recreativo.”
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram