Bahia

Prefeita de Conceição do Jacuípe se depara com diagnóstico financeiro desafiador

Em um pronunciamento, nesta semana, a prefeita Tânia Yoshida (PSD) revelou que muitas medidas precisarão ser adotadas.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Por não haver a correta transição de governo, a atual gestão municipal iniciou o mandato enfrentando verdadeiros obstáculos no tocante ao diagnóstico das diversas áreas da Prefeitura, sobretudo na parte fiscal do Município.

Em um pronunciamento, nesta semana, a prefeita Tânia Yoshida (PSD) revelou que muitas medidas precisarão ser adotadas, mas com validade apenas para o próximo ano, o que traz preocupação.

“Achei que estava tudo ok, mas me deparei com situações em que eu não acreditei. O código tributário está totalmente desatualizado. Vamos atualizar, mas sabemos que a atualização só vai valer para o próximo ano, pois vai passar pela Câmara”, explicou.

O Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU), por exemplo, é uma das principais ferramentas de política urbana, haja visto que norteia a ação dos agentes públicos e privados. Para surpresa da administração municipal, não há sequer a informação sobre a quantidade de ruas, o que impacta no desenvolvimento de ações.

“Sobre o plano diretor, nós não sabemos nem a quantidade de ruas que têm no município. Nada. Porque não tem um plano diretor. A lei de ocupação do solo a gente só pode fazer após o plano diretor. Então estamos começando do zero”, revelou Tânia Yoshida.

O IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), que se configura como uma das principais fontes de arrecadação financeira do Município, também revela graves problemas, sobretudo no que diz respeito à quantidade de habitantes que pagam o imposto.

“Estamos trabalhando com um tributarista, porque a cidade, na verdade, está um caos. Para vocês terem ideia, são 12 mil imóveis. Sabe quantas pessoas pagam IPTU? Só 3000. E tenho certeza que são as pessoas mais simples. Temos em média 1700 empresas, uma boa parte nem tirava o alvará”, concluiu a prefeita.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
guest
3 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Gervasio

Eu sou morador deste município há 58 anos , muito me admiro Sra.Prefeita eu fiz um mapa do município com todos os logradores nome de rua colocamos placas voluntariamente pra melhor identificação dos namorados e o correio foi colocado na praça esse mapa será que a senhora esqueceu? Não custou nada aos cofres públicos se ainda existisse só era ampliar anexar as novas ruas.Mas como não nome de rua não dá voto tá explicado.

Flavio

Salvo engano, os prefeitos municipais foram empossados em 2021. 2 anos e meio depois a prefeita esta fazendo esse diagnóstico só agora?
Não deu tempo de contratar uma empresa especializada para confecção do plano diretor e esse ser apresentado a câmara?

Edvaldo de Araújo Santos

Não entendo o porque dessa preocupação, acho que este é o seu terceiro mandato como prefeita, não podia ter resolvido nos mandatos anteriores?