Brasil

Dia de Tiradentes deveria ser feriado nacional? Professor de História explica

Segundo Riva Costa, Tiradentes era considerado como um 'bode expiatório' dentro do grupo.

Foto: Reprodução/Pintura de Oscar Pereira da Silva
Foto: Reprodução/Pintura de Oscar Pereira da Silva

Nesta sexta-feira dia 21 de abril, é feriado em todo o Brasil, data em que homenageia Joaquim José da Silva Xavier, popularmente conhecido por ‘Tiradentes’, referência ao seu ofício de dentista.

Segundo os estudos, o feriado de 21 de abril relembra a data em que Tiradentes foi morto no ano de 1792, sendo considerado como um brasileiro que lutou pela independência de Minas Gerais do domínio português.

Em entrevista ao Acorda Cidade, o professor de história, Riva Costa contou que considera Tiradentes como um herói nacional pode ser um erro, haja vista que o movimento aconteceu apenas no estado de Minas Gerais.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Existe uma questão extremamente importante, primeira coisa: o movimento da Inconfidência é um movimento local, não é um movimento nacional, é um erro pensar que o movimento da Inconfidência preconizava a independência da colônia, o movimento preconizava a independência da região, então alavancar a figura de Tiradentes como um herói nacional é um erro. Primeiro porque o foco do movimento o qual ele fazia parte, era um movimento local, e outra coisa, ele vai ser alavancado como herói durante a instalação da República onde o Brasil vai passar por um golpe que é a instalação da República por Deodoro da Fonseca, que era militar, nada melhor do que pegar um militar que era a figura do Tiradentes e alavancar a era nacional”, afirmou.

Para o professor, a Conjuração Baiana poderia ser considerada como um feriado nacional.

“Como professor de história, esse feriado não deveria acontecer dentro dessa conjuntura que é justamente a figura do Tiradentes, como um herói nacional. Ele poderia ser taxado como um herói local para a região de Minas Gerais. Temos um movimento muito mais importante que é a Conjuração Baiana que deveria sim, ter um peso mais significativo, porque além da Conjuração Baiana ter um projeto nacional, ou seja, a época de uma independência da colônia como um todo, não era um movimento de elite ou movimento da Inconfidência, foi um movimento de uma elite local que queria se livrar do controle de Portugal, mas não preconizava por exemplo a Inconfidência Mineira, a Conjuração Baiana preconizava o fim da escravidão”, pontuou.

Segundo Riva Costa, Tiradentes era considerado como um ‘bode expiatório’ dentro do grupo.

“Tinha que ter um exemplo dentro de todo o movimento, quem está no poder sempre procura um bode expiatório, e a figura do Tiradentes vai ser esse bode expiatório, inclusive existe uma coisa que deve ser questionada que é imagem dele. Se pararmos para analisar a figura de Tiradentes, é parecida com a de Jesus, iremos ver elementos ligados ao cristianismo, normalmente tem lá um crucifixo, então a figura de Tiradentes ser escolhida para ser morta vamos colocar assim, é porque dentro da conjuntura ele era o que tinha menos posses”

Origem do nome Tiradentes

José Joaquim foi comerciante, minerador, militar, ativista político e também dentista, por esse motivo, o nome de Tiradentes. Mas de acordo com o professor de história Riva Costa, estudos apontam que Tiradentes ficava com os dentes de ouro dos pacientes.

“Podemos dizer que ele fazia esta prática de retirar os dentes das pessoas, inclusive existem estudos que ele ficava com os dentes de ouro das pessoas. Então ele fazia a extração, mas ficava com o dente da pessoa”, concluiu.

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
guest
1 Comentário
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Carol

Errado ele não está, até porque a maioria das pessoas não entendem o real significado do feriado de Tiradentes, boa parte das pessoas nem sabem do que se trata o dia 21 de abril só sabem que é feriado mesmo. Mas é como ele disse, a relação é com a Inconfidência Mineira que só aconteceu em Minas Gerais, erradíssimo criar um feriado visto que não teve magnitude nacional. Eu gosto porque é uma folga extra, mas desde que descobri quem foi Tiradentes e a história sobre a Inconfidência Mineira não acho que é um feriado correto.