Na última terça-feira (21), um incêndio destruiu quatro lojas de tecidos e confecções na rua Sales Barbosa, em Feira de Santana. A fatalidade demonstrou a falta de infraestrutura do município em resolver a situação, pois faltam hidrantes no centro comercial da cidade.
O presidente da Embasa, Abelardo de Oliveira Filho, disse ao Acorda Cidade na tarde desta quinta-feira (23), que a empresa tem a responsabilidade de manter a água nos hidrantes, e que no dia do incêndio havia um vazamento na rede geral que alimenta o centro.
"Na hora do incêndio, a gente tinha concluído o serviço de reparo e não houve tempo suficiente para a rede ganhar pressão e a água chegar até o local”. Segundo ele, o que aconteceu foi uma “infeliz coincidência”.
Instalação de novos hidrantes – Abelardo Filho, informou que o município será contemplado com mais 40 hidrantes. “A Embasa vai assumir uma obra que não é de nossa responsabilidade. Um investimento de 711 mil reais”.
Ampliação do sistema de abastecimento de água – Uma reunião que aconteceu nesta tarde na sede da Embasa, em Salvador, definiu os rumos para a construção de 4 novos reservatórios de água em Feira de Santana, um investimento de 48 milhões de reais, que irá beneficiar, principalmente, a zona norte do município.
“É uma parceria do Governo Federal e da Embasa. Os contratos já foram assinados e estamos providenciando a licitação, que será lançada em março. Em junho, as obras serão iniciadas”.
Segundo o líder do governo, deputado estadual Zé Neto, esse projeto é “fundamental, pois dará fim aos remanejamentos de água”. Os principais bairros contemplados serão João Paulo II, Mangabeira, Lagoa Grande, Centenário, Baraúnas, Gabriela, George Américo, Campo do Gado Novo, Feira IV, Campo Limpo, Jardim Cruzeiro, Novo Horizonte e Cidade Nova.