Polícia

Órgãos de segurança expõem armas e equipamentos usados em operações no Boulevard Shopping

A Expo Segurança tem como o objetivo de apresentar ao público de Feira de Santana, na semana que antecede à Micareta.

Expo Segurança_ Foto Ney Silva Acorda Cidade (3)
Foto: Ney Silva/ Acorda Cidade

Forças de segurança do estado da Bahia que irão atuar na Micareta de Feira de Santana 2023 realizam nesta quinta (13) e sexta-feira (14), no Boulevard Shopping, a Expo Segurança. Participam do evento a Polícia Militar, o Departamento de Polícia Técnica (DPT), Corpo de Bombeiros e Polícia Civil.

Expo Segurança_ Foto Ney Silva Acorda Cidade (8)
Foto: Ney Silva/ Acorda Cidade

A Expo Segurança tem como o objetivo apresentar ao público de Feira de Santana, na semana que antecede à Micareta, os recursos e tecnologias que são utilizados durante as operações do dia a dia como também grandes eventos.

Expo Segurança_ Foto Ney Silva Acorda Cidade (6)
Foto: Ney Silva/ Acorda Cidade

Entre os agentes participantes estão policiais militares do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer). De acordo com o Cabo PM Gilson Caetano, que integra o órgão, estão sendo apresentados ao público diversos materiais utilizados em resgates e salvamentos, além de primeiros socorros e laboratório.

“Hoje nós trouxemos aqui alguns materiais de sinalização, de resgate, primeiros socorros e também de laboratório, que a gente usa para fazer teste de controle de qualidade de combustíveis, alguns equipamentos de manutenção e de combate a incêndios. Nossa aeronave é composta por quatro operadores: um é o comandante da aeronave, que é responsável pelo planejamento do voo; o copiloto, que é responsável pelas operações e planejamento delas em área, e os dois resgatistas especialistas, bem como atiradores de elite da aeronave, que estão preparados também para atuar em salvamento aquático”, informou o cabo PM Gilson Caetano.

Expo Segurança_ Foto Ney Silva Acorda Cidade (5)
Foto: Ney Silva/ Acorda Cidade

Ele destacou que a aeronave do Graer atua em várias missões e estará presente na Micareta, de prontidão para atender a qualquer tipo de ocorrência que possa surgir.

“Nossa aeronave é multimissão e empregada em todas as missões da Defesa Civil, Aeropolicial, resgates e estaremos aqui na Micareta de Feira com a equipe pronta para qualquer evento ou sinistro que haja na área de segurança pública, acidentes automobilísticos com vítimas presas em ferragens, para condução delas ao hospital mais próximo, pois o importante é salvar vidas, além de afogamentos na região. Hoje nós temos três aeronaves modelo esquilo, uma aeronave EC, que é bimotor e voa por instrumentos e temos também o nosso avião para transportes de cargas e autoridades. Essas aeronaves também podem ser configuradas em UTIs aéreas”, demonstrou.

Tenente da PM Thiago Santos_ Foto Ney Silva Acorda Cidade
Foto: Ney Silva/ Acorda Cidade

O Tenente Thiago Santos, que integra o Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar (Bope), ressaltou que muitos armamentos expostos no Boulevard são utilizados em operações e outros foram substituídos por equipamentos mais modernos.

Expo Segurança_ Foto Ney Silva Acorda Cidade (7)
Foto: Ney Silva/ Acorda Cidade

“O Bope está apresentando aqui alguns equipamentos e armamentos que utilizamos no dia a dia. A atividade de operações especiais é bem delicada, e atuamos na retaguarda em qualquer situação de crise para tentar resolver da melhor forma possível. Trouxemos aqui alguns fuzis de precisão, que geralmente são utilizados por nossos atiradores policiais, que são alternativas táticas em situações de crise e também estamos trazendo materiais de altura, que são utilizados para adentrar edificações verticais que tenham dificuldade de acesso pelas vias principais, então caso ocorra algum tipo de crise que envolva um refém ou vítima, a gente vai ter que adentrar o local utilizando o rapel tático.”

Expo Segurança_ Foto Ney Silva Acorda Cidade (2)
Foto: Ney Silva/ Acorda Cidade

Segundo o tenente, todos esses materiais são certificados e garantem a segurança para suportar o peso tanto do operador quanto da vítima.

“Estamos aqui com quatro homens nesta apresentação, e as pessoas ficam bastante curiosas porque não são equipamentos convencionais, que não se observam no dia a dia. Algumas dessas armas têm origem estrangeira e são utilizadas em situações específicas e outras já entraram em desuso, foram substituídas por armamentos mais novos e atualizados, porém trouxemos para as pessoas conhecerem.”

Expo Segurança_ Foto Ney Silva Acorda Cidade (4)
Foto: Ney Silva/ Acorda Cidade

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
2 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários