O Núcleo Setorial de Manicures da Associação Comercial e Empresarial de Feira de Santana (Acefs), que conta com mais de 300 manicures, desenvolve atividades com o intuito de capacitar as profissionais da região.
Elas receberam um convite para visitar uma fábrica de esmaltes no sul da Bahia. O núcleo de manicures em missão técnica está fechando parceiras para cumprir a meta de ir em busca de capacitação e aprimoramento da profissão.
A manicure Evely de Paula informou ao Acorda Cidade sobre a importância de ações que visam a capacitação de manicures, e a promoção da valorização e visibilidade dessas profissionais.
“A profissão de manicure não é valorizada como deveria. Nós somos profissionais muito necessárias em salões, estúdios, até mesmo para gerar a venda de vários tipos de cosméticos, porque nós não só atuamos com esmalte e alicates, mas também estudamos química de produtos, então eu não consigo ver ainda uma valorização real da nossa atividade e de todo o nosso empenho”, pontuou.
Evely destacou que o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) junto a Acefs também apoia o Núcleo de Manicure com atividades de capacitação.
“Todos os corpos unidos nos dão apoiam às atividades, seja em capacitação, em apoio, em visibilidade, nos auxiliando com transporte e trazendo vários outros profissionais para que possamos estar sempre fluindo e evoluindo na nossa profissão”.
Além de ações de capacitação, as manicures realizam ações de bem-estar e saúde para áreas diversas e dentro de algumas instituições, como escolas e em lugares as recebam. Sobre a visita à fábrica de esmaltes, Evely de Paula pontuou que será a primeira vez que as manicures do Núcleo Setorial estarão dentro de uma empresa, observando, colhendo e participando da produção de esmalte, um dos maiores e essenciais cosméticos para as profissionais.
“A real necessidade é o apoio financeiro, o patrocínio em dinheiro para que possamos realizar a nossa ida e volta para esta fábrica. A viagem é importante, porque o esmalte é o fator principal, e é a primeira viagem técnica a uma empresa que está abrindo as portas para que nós manicures, que estamos nos profissionalizando a cada dia mais, conheçamos todo o processo, seja da fabricação da cor, da embalagem, e tudo o que envolve esse processo de fabricação até chegar às nossas mãos”, ressaltou.
Cerca de 12 manicures devem ir para Ilhéus e o custo da viagem é de R$2.760.
“Nós precisamos do apoio da comunidade, apoiadores são muito importantes para a nossa caminhada”, destacou.
Quem quiser apoiar a causa pode realizar uma contribuição para a Chave Pix: 24.073.663/0001-02.
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram