Dilton e Feito

Lula quer atrair investimentos chineses para o Brasil

Presidente afirmou que montadora de carros assumirá fábrica da Ford.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Agência Brasil – Às vésperas de realizar a primeira viagem oficial à China no atual mandato, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que vai discutir com o presidente chinês, Xi Jiping, o investimento em novos ativos chineses no Brasil.

“Eu quero que os chineses compreendam que o investimento deles aqui será maravilhosamente bem-vindo. Mas não para comprar nossas empresas. [E sim] para construir coisas novas, que nós precisamos. O que estamos precisando não é vender os ativos que temos, é construir novos ativos. É disso que eu quero convencer os meus amigos da China”.

A declaração foi dada nesta quinta-feira (6), durante café da manhã com jornalistas, no Palácio do Planalto. De acordo com Lula, uma fabricante chinesa de carros elétricos vai assumir o comando da última fábrica da montadora Ford, na Bahia.

Outro ponto que o presidente quer discutir com Xi Jiping é a possibilidade de o país asiático promover um diálogo com o presidente da Rússia, Vladmir Putin, pelo fim da Guerra na Ucrânia. “Nós não concordamos com a invasão da Rússia à Ucrânia. Estou convencido que tanto a Ucrânia quanto a Rússia estão esperando que alguém de fora fale: vamos sentar para conversar”, disse Lula.

“E por que eu quero sentar para conversar com o Xi Jiping? É porque eu acho que a importância econômica, militar e política da China e a relação da China com a Rússia, e até mesmo a divergência da China com os Estados Unidos dá à China um potencial extraordinário para conversar”, acrescentou.

Sobre o conflito na Ucrânia, Lula destacou o posicionamento contrário e disse que quer propor a Xi Jiping a criação de um grupo de países pela paz na região. “A China tem peso, o Brasil tem peso. Eu acho que a Indonésia pode participar, a Índia pode participar. Vamos lá conversar com o Putin, vamos conversar com o [presidente da Ucrânia] Zelensky, vamos conversar com o [presidente dos Estados Unidos] Biden. Vamos tentar ver se encontramos um grupo de pessoas que não se conforme com a guerra. Não é necessário ter guerra”.

A viagem de Lula à China está marcada para a próxima terça-feira. O país é o maior parceiro comercial do Brasil. Entre os acordos que o presidente brasileiro vai assinar, está a formalização das transações comerciais com a China na moeda chinesa, o Renminbi, deixando de usar o dólar.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
guest
10 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
P P

Mais é isso mesmo que o povo merece,se eles pensasse no povo era bom, mais primeiro eles prá depois os besta que acredita nos políticos.

joilson

Eu trabalho na maior montadora do mundo, sei quanto é importante a BAHIA retomar as atividades no polo automotivo, NÃO importa qual o presidente ou partido e sim a nossa BAHIA, emprego e renda para a nossa gente.

oliveira

Esses investimentos se esta nação ainda não sabem o que são, os ESTADOS UNIDOS E OTAN sabem muito bem E estão bi lateralmente de olho e prontidão. é bom que saibam que BRASIL É EXTRA OTAN.

Eu disse não disse??

O Brasil ja estava vendido, agora eles vão entregar.

Gliceval Carneiro

Até agora os que se dizem patriotas nos comentários dessa matéria,vivem exclusivamente das mentiras do fujão.

Manoel

Que venha a 3º guerra mundial e o Brasil sendo oferecido para ser capacho da China e peitar os EUA.

Luís Jorge

Mis zerente, metendo imposto nos pequenos que querem importar da China e ganhar um dinheirinho aqui no Brasil. Prega uma coisa e faz outra.

Gizely

Agora só esperar mesmo o país ser entregue ao comunismo.
Recomendo que ouçam a meditação das sete dores de Jesus no canal do YouTube de Dom Adair José Guimarães uma belissa reflexão.
Estajam atentos, orando e vigiando!

Gizely

Vai vender o país todo para os comunistas, escravidão minha filha já ouço você chegando!

Laerte de Oliveira

Por que não procura países DEMOCRÁTICOS?.