O Terminal Rodoviário de Feira de Santana registrou um movimento intenso, na manhã desta quinta-feira (6), véspera de feriado da Sexta-feira Santa.
A estudante Rainara da Silva Santos informou nesta manhã que estava indo em direção ao distrito Ribeira do Amparo, em Ribeira do Pombal, para celebrar a Semana Santa ao lado dos pais. “Vou descansar um pouco, passar com a família, segunda-feira eu retorno”, afirmou.
E o indígena Adalberto Borges da Cruz, que faz parte de uma tribo Tupinambá, em Ilhéus, estava de passagem pelo Terminal, indo em direção à cidade de Senhor do Bonfim. Segundo ele, após 35 anos, irá passar o feriado da Semana Santa com a família, que faz parte da tribo Kariri Xocó.
“Saímos ontem de Ilhéus, por volta das 10h30 e chegamos aqui em Feira às 05h30, mas só tem carro para Senhor do Bonfim às 11h40. A gente irá aguardar, pois vale a pena. Daqui para lá dá aproximadamente 4 horas de relógio. Quero pedir a Deus, ao nosso pai Tupã, que nos ajude a chegar lá e encontrar todos com vida e saúde. Essa é a nossa conquista”, contou em entrevista ao Acorda Cidade.
De acordo com Adalberto da Cruz, o cardápio da família será mesmo o peixe, como manda a tradição.
“O que eu mais gosto é a corvina e a tilápia para fazer a moqueca. Estou levando algumas roupas, o dendê para fazer a moqueca e o coco também, que trouxe do sítio lá da tribo.”
O fiscal da Viação Regional Noslei Fiuza Correia relatou que viaja para cidades como Jeremoabo, Serrinha, Jorro e Tucano. Segundo ele, a demanda hoje cresceu muito na Rodoviária, e as empresas colocaram linhas extras.
“A demanda cresceu muito desde ontem, e as empresas aumentaram o contingente, botando horários extras para dar condições para que as pessoas trafeguem com mais tranquilidade. Temos carros suficientes para atender o fluxo. Tanto hoje como amanhã até o período da manhã, creio que o movimento vai continuar intenso”, observou.
De acordo com o coordenador da Agerba, não houve reajuste nas tarifas e apesar do fluxo registrado desde as primeiras da manhã, o movimento ainda está aquém do esperado, na comparação com anos anteriores. Ainda assim, foram disponibilizados horários extras para os passageiros.
“Nesta quinta-feira é quando temos o pico de passageiros. Temos horários extras, com origem em Feira de Santana indo para Salvador e direcionando para cidades do interior. Neste período da Semana Santa a procura é bem distribuída para todo o estado. Mas como é um feriado prolongado, sempre tem aquelas pessoas que gostam de ir à praia, locais turísticos, e esses locais têm uma demanda maior”, afirmou o coordenador da Agerba.
Paulo Andrade estima que cerca de 2.800 passageiros têm passado pelo Terminal desde a última segunda-feira, o que deve permanecer até a próxima segunda, pós-Páscoa.
Ele ainda orientou aos proprietários de animais que observem as regras para viajar com os pets.
“A viagem com animais é muito comum, porém tem que seguir algumas regras. O animal tem que estar bem acondicionado em um contêiner próprio, com a documentação de vacinação e atestado médico veterinário em um prazo de até 15 dias”, informou.
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram