Produtores de chocolates de diversas regiões da Bahia e de outros estados como Pará participaram da exposição Origem Week que ocorreu no centro de convenções de Salvador, localizado no bairro Boca do Rio, entre os dias 30 de março e 2 de abril de 2023.
O Festival do Cacau contou com a participação de produtores de outros gêneros alimentícios e sobretudo da agricultura familiar. Vários tipos de queijos, chocolates, geleias artesanais, linguiças de caprino e suínos, cafés, charutos e vinhos puderam ser degustados e adquiridos pelos visitantes durante os 4 (quatro) dias da feira.
O evento aconteceu das 14h às 22h com entrada gratuita através do site https://origemweek.com.br e a doação de 1 kg (um) de alimento não perecível que serão destinados ao programa Bahia Sem Fome, lançado pelo governo do estado no último dia 24/03.
Uma das expositoras Amanda Mamed da Yrerê Chocolates relatou um pouco da história da fábrica.
“Começou com o turismo rural há 15 anos, era algo muito simples onde as visitas eram realizadas na sede da fazenda. A marca começou a produzir chocolates há 9 (nove) anos. Hoje em dia a visitação está bem mais estruturada, o guia explica sobre o plantio, conduz as barcaças para conhecer a secagem das sementes, por fim são degustados 4 tipos de chocolates, do mais suave ao mais intenso além do suco de cacau e o Nibs”.
O Agendamento pode ser feito por telefone ou pelo instagram @fazendayrere.
Vinícolas
A vinícola VAZ situada na cidade de Morro do Chapéu/BA também esteve presente no evento.
“Lá temos 5 hectares de uvas plantadas para elaboração de vinhos tintos, rosé e branco. Temos um vinho premiado denominado Ferro Doido – em homenagem a cachoeira situada na cidade. Em 2022 abrimos a vinícola para o Enoturismo com visitações guiadas as plantações e conhecimento do processo de fabricação. Por fim, os turistas são levados a Cantina e a adega subterrânea finalizando com a degustação de alguns rótulos”, contou Rafaela Lacerda em entrevista ao Acorda Cidade.
Ainda segundo Rafaela, além da visitação guiada o turista pode apenas fazer a degustação e pagar somente pelo consumo.
Estrada do Chocolate:
A exposição contou com um ambiente temático denominado “Estrada do Chocolate” que conta um pouco do renascimento do chocolate baiano em 2015 após muitos anos de pesquisas com o objetivo de combater a praga vassoura-de-bruxa que comprometeu as lavouras na década de 80 e 90.
Atualmente o estado da Bahia é responsável por 98% das exportações do produto no país, o que possibilitou o surgimentos de várias fábricas de chocolate e de um roteiro gastronômico na região da cidade de Ilhéus. A estrada liga as cidades Ilhéus a Uruçuca, onde estão situadas as antigas fazendas de cacau que produziam chocolates. Através do governo do estado, por meio da Secretaria de Turismo (Secult-Ba) a rodovia foi requalificada com melhorias na pavimentação e sinalização com o objetivo de atrair mais visitantes.
Os turistas podem visitar neste roteiro histórico, cultural e gastronômico as fazendas produtoras de Cacau, passando pelas lavouras, da plantação até a secagem das sementes e o beneficiamento das sementes pelas fábricas.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram