Ações educativas para sensibilizar e orientar a população sobre as formas de prevenção e combate a várias endemias serão desencadeadas neste domingo (12) pela Equipe de Educação em Saúde, da Divisão de Vigilância Epidemiológica (Viep). Biólogas da equipe irão levar orientações ao público que vai buscar lazer no Parque da Cidade Frei José Monteiro Sobrinho, onde será realizada mais uma edição do Projeto Verão no Parque, e aos visitantes e associados do Serviço Social do Comércio (Sesc).
No Parque da Cidade, a equipe vai apresentar o teatro de fantoche sobre a dengue e promover a distribuição de panfletos informativos. Outras atividades ligadas à área cultural, esportiva, de lazer e saúde também serão desencadeadas. A programação no equipamento será iniciada a partir das 9 horas. Já na unidade do Sesc, a equipe vai realizar também a exposição de vetores, como escorpiões, barbeiros, caramujos e o Aedes aegypti, transmissor da dengue. A ação acontece das 9 às 14 horas.
De acordo com a enfermeira e coordenadora da Equipe de Educação em Saúde, Déborah Sande, as ações se propõem a sensibilizar os cidadãos para o combate de vetores. “São atividades de cunho educativo que podem resultar em mudança de comportamento. Para abordar a dengue, por exemplo, destacamos as formas simples de evitar a proliferação do mosquito. As orientações podem implicar em atitudes e, assim, fazer com que o morador dentro de sua residência descarte os recipientes que podem servir de criadouro”, destaca.
Déborah Sande lembra que o verão é a estação favorável a proliferação do mosquito transmissor da doença. “A soma entre altas temperaturas, como as que são registradas no verão, e a incidência das chuvas pode resultar num acréscimo no número de casos de dengue. Daí a importância das ações educativas, que ajudam a disseminar informações e evitar que o assunto caia no esquecimento da população”, ressalta.
Além de abordar a dengue, os panfletos informativos que serão distribuídos abordam também outras endemias como hanseníase, rubéola, esquistossomose, doenças sexualmente transmissíveis, febre amarela, além do consumo de alimentos saudáveis. As informações são da Secom.