Política

‘Precisamos modernizar e descentralizar a administração, diz Colbert sobre criação de quase 100 cargos na prefeitura

Segundo prefeito, atualmente a administração municipal está muito concentrada.

Prefeitura_-Paco-Municipal_-Foto-Ney-Silva_Acorda-Cidade
Foto: Ney Silva/ Acorda Cidade

O prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins da Silva, deseja reoxigenar, ao fazer substituições em secretarias, para que, segundo ele, possa dar uma nova formatação à administração municipal. Também, em entrevista ao Acorda Cidade, ele justificou a criação de novos cargos na administração pública, por meio de subsecretarias e superintendências.

A Reforma Administrativa foi instituída por meio da Lei Complementar nº 139, de 25 de março de 2023. As mudanças foram anunciadas no último sábado (25), no Diário Oficial do Município, e geraram forte repercussão na cidade, em função do orçamento.

De acordo com o prefeito, serão criados entre 90 a 100 novos cargos na prefeitura de Feira de Santana, com o objetivo de descentralizar a administração pública.

Foto: Secom Feira de Santana
Foto: Secom

“Estamos criando subsecretarias. Hoje, quando o secretário não está despachando por qualquer motivo, quem responde é o chefe de gabinete. A exemplo da prefeitura de Salvador e do governo do estado, nós vamos ter os subsecretários, que são aqueles que respondem diretamente com os secretários, e os chefes de gabinete terão funções absolutamente administrativas. Eu acredito que devem ser criados de 90 a 100 cargos e funções novas. Nós vamos ter superintendências novas na Secretaria da Mulher, que são ativadas permanentemente ou não, a depender de certos programas verticais que precisam acontecer. Vamos ter mudanças administrativas para que possamos dar maior verticalidade, quer dizer, atuar de cima até embaixo, e horizontalidade nas ações do município, além de uma forte descentralização na administração do município”, justificou o prefeito Colbert Martins.

Segundo o gestor, atualmente a administração municipal está muito concentrada.

“Precisamos modernizar e descentralizar a administração, que é muito concentrada. A pessoa precisa ir até a secretaria para poder resolver algo. E agora nós queremos ir até onde as pessoas estão, e é preciso que a prefeitura esteja nos bairros e distritos, quando temos técnicas hoje de computadores que podem nos aproximar. Então é descentralização junto com tecnologia. Vamos criar a Superintendência de Esportes e outra na Secretaria da Mulher.”

Também serão criadas as subprefeituras. Conforme o prefeito, inicialmente, serão 4 nos distritos e 4 na sede.

“Elas devem ser ampliadas à medida que sentirmos a necessidade e a representatividade de cada área da cidade. Em nenhum momento discuti nomes. Vamos fazer uma reforma administrativa mesmo, e na medida em que a gente puder ir identificando as áreas vamos definindo quem são as pessoas que ocuparão os espaços.”

Teto de Gastos

Questionado pelo Acorda Cidade se não furaria o teto de gastos da administração pública, o prefeito afirmou que está atento a estas questões.
“Estou absolutamente dentro do teto de gastos. Certas situações estão extremamente hierarquizadas, algumas vão ser substituídas e outras serão incluídas. Isso vai depender muito da flexibilidade para que não haja nenhum tipo de possibilidade de ultrapassar essa questão dos gastos com pessoal. Estou atento com essa questão do teto de gastos.”

Atrasos em pagamentos

O prefeito garantiu ainda que a prefeitura tem dinheiro em caixa e justificou que atrasos em pagamentos de pessoal, sobretudo na área da saúde, ainda acontecem como consequência do atraso na aprovação do remanejamento orçamentário em 2022 e do orçamento de 2023, pela Câmara de Vereadores.

“Tem dinheiro em caixa, sim, para pagar os fornecedores, as pessoas que precisam, estamos com atrasos de pessoal ainda na saúde, que vamos regularizar agora e isso em decorrência de não termos tido orçamento em setembro, outubro, novembro, e dia 18 de dezembro do ano passado, tivemos orçamento até o dia 31. Não teve orçamento em janeiro, e fomos obrigados a pagar o pessoal dia 1º de fevereiro, por causa do 2/12 e agora estamos tentando regularizar nossas ações administrativas e as contas”, disse.

Leia também: Prefeito modifica estrutura da administração pública, entre as mudanças há a criação de subsecretarias

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
6 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários