A prefeitura de Feira de Santana deu início nesta segunda-feira (27) ao cadastramento de vendedores ambulantes para o Esquenta Micareta. A festa será realizada no próximo domingo (2), pela primeira vez, na Avenida Fraga Maia.
O ambulante Sérgio Souza disse ao Acorda Cidade que a expectativa para o evento está muito boa e elogiou a mudança de local da festa, que tradicionalmente acontecia na Rua São Domingos, no bairro Capuchinhos.
“A expectativa é muito boa. A mudança foi maravilhosa, estamos gostando. Esperamos boas vendas lá e com fé em Deus vai dar tudo certo. O percurso é maior, o espaço é bem amplo, e a gente consegue trabalhar mais a vontade e com mais segurança. Trabalho há 7 anos já com o Esquenta e a Micareta”, afirmou.
A vendedora Milena Silva, conhecida como Milena da Barraca, também nutre boas expectativas com relação ao Esquenta.
“Estamos na expectativa que a mudança seja positiva. Vou saber se vou gostar mesmo quando eu trabalhar para ver se na prática vai ser melhor. Gosto muito do que faço e sempre viajo com essa rotina. Trabalho sempre na Micareta e nas praias”, contou.
Já Silvana Mota de Brito, da Barraca da Sil, disse que está otimista, porém não muito animada, pois já estava acostumada a trabalhar na São Domingos.
“Otimista estou, animada muito não. Já estou acostumada a trabalhar na São Domingos. O pessoal que sai do comércio, trabalha ali perto, fica mais próximo, e a Fraga Maia ficou mais longe. Então vamos confiar que vai dar tudo certo, mas até que aconteça estamos só na expectativa”, disse.
A ambulante Vânia Meire, que trabalha vendendo bebidas no isopor, está em dúvida se a mudança de local do Esquenta para a Fraga Maia será mesmo positiva.
“Eu acho que a São Domingos já é tradicional. E na Fraga Maia é algo novo, vamos ver agora se vai dar certo ou não. Vendo cerveja. Na São Domingos, é um circuito tradicional, o povo já está acostumado, e na Fraga Maia é um circuito novo, a gente vai ver se vai dar certo”, refletiu.
A vendedora Edna considera que algumas regras impostas pela prefeitura trarão um pouco de dificuldade.
“O que achei muito difícil foi para quem trabalha no espetinho, pois nem assando no palito e colocando no prato eles não querem. Quem não tem chapa vai fazer o que? Nem todo mundo tem chapa.”
Organização do evento
O secretário de Cultura, Esporte e Lazer do município, Jairo Carneiro Filho, informou que 85 vendedores ambulantes serão acomodados no canteiro central da Avenida Fraga Maia durante o Esquenta Micareta, além de 10 food trucks que ficarão em um lado da via, sentido ao centro da cidade.
“Estamos aqui no Teatro Margarida Ribeiro, para darmos início ao cadastramento de ambulantes e comerciantes para o Esquenta Micareta, que será dia 2 de abril, e com isso nós recebemos todos logo cedo. E agora, por ordem de chegada, estamos fazendo esse credenciamento, para que junto com o alinhamento que tivemos com a Polícia Militar, dentro de um número de 85 ambulantes, que estarão no canteiro central da Fraga Maia, e também 10 food trucks, que estarão na via sentido ao centro da cidade, para que assim a gente possa fazer de uma forma organizada essa comercialização e também mostrando as questões de cuidados, o que é permitido e o que não é, para que todos estejam organizados domingo”, explicou o secretário.
Ele ressaltou que este credenciamento é separado do cadastramento para a Micareta.
“Os credenciamentos serão distintos. Esse é para o Esquenta, e o da Micareta vamos dar início essa semana. Mesmo porque o credenciamento da Micareta não será presencial, pois é um número muito maior.”
Ele ressaltou que haverá fiscalização durante o Esquenta para coibir a entrada de ambulantes que não estejam cadastrados.
“Os ambulantes que não estiverem não estarão dentro desse circuito, que estará limitado, inclusive com barreiras, com questões também que a própria polícia vai estar utilizando de controle, para que a gente possa ter realmente um espaço adequado e deixe essa questão organizada.”
A acerca da disposição das barracas na Micareta de Feira, o secretário Jairo Filho confirmou que os barraqueiros ficarão nas transversais da Avenida Presidente Dutra, conforme acordado com eles na última reunião.
“Nós estaremos com as barracas nas transversais. Semana passada fizemos uma visita in loco, porque surgiu o interesse de se colocar algumas barracas também no trecho onde nós temos o point universitário, mas naquele exato momento os próprios comerciantes disseram que não queriam mais, que se fosse para ser todos preferiam nas transversais.”
Grade de atrações
Já a grade restante das atrações da Micareta, segundo Jairo Filho, deverá ser anunciada na próxima sexta-feira (31) pelo prefeito Colbert Martins.]
“A grade continua em formatação. O prefeito marcou para próxima sexta-feira trazermos alguns nomes novos. E com isso novidades estarão vindo, vamos abrilhantar cada vez mais nossas grade de artistas, valorizando os artistas que são de Feira e trazendo também os que foram expoentes no Carnaval de Salvador”, complementou.
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram