Feira de Santana

Santa Casa de Feira completa 164 anos neste sábado (25)

Fundada em 25 de março de 1859, a Santa Casa é mantenedora do Hospital Dom Pedro de Alcântara.

Santa Casa de Feira completa 164 anos neste sábado (25)

Referência em oncologia, cardiologia e transplante renal, a Santa Casa de Feira de Santana completa neste sábado (25), a marca de 164 anos. Considerada a mais importante entidade filantrópica da região leste da Bahia mantém sua tradição na oferta de serviços de excelência na área de saúde a pacientes de mais de 100 municípios baianos.

Fundada em 25 de março de 1859, a Santa Casa é mantenedora do Hospital Dom Pedro de Alcântara, com 152 leitos, dos quais 22 são da Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

sala - cirurgia - santa casa de feira - hospital - hospitalar
Foto: Divulgação

Números

No último ano de 2022, a instituição realizou mais de 4 mil cirurgias, 40 mil consultas e 30 transplantes renais. Além destes, garantiu assistência a mais de 30 mil pacientes em tratamento de câncer.

Também no período recente, uma conquista importante para a instituição foi o credenciamento junto à Secretaria de Saúde do Estado na área de ortopedia, que permite a realização de cirurgias de traumo-ortopedia, e em cardiologia, que ampliou significativamente o atendimento desta especialidade. São realizadas cirurgias cardíacas, angioplastia, cateterismo e implante de marcapasso, entre outros procedimentos.

Especificamente na área de cardiologia, o credenciamento viabiliza a cobertura dos atendimentos de forma mais equilibrada, uma vez o hospital passa a contar com o incentivo financeiro para a realização dos procedimentos que, ao longo de décadas, acumulam uma defasagem substancial decorente da não atualização da tabela do Sistema Único de Saúde, o SUS.

Residência Médica

Outro destaque relevante é a implantação de três programas de residência médica nas áreas de Cardiologia, Ortopedia e Traumatologia e Administração em Saúde.

“A Santa Casa é patrimônio de Feira de Santana, uma instituição focada no atendimento de qualidade à população. Estamos realizando um esforço para torná-la ainda mais moderna e eficiente, buscando novas formas de financiamento e a ampliação dos serviços”, defende Rodrigo Matos, provedor da entidade.

Para marcar a data, uma missa reunirá neste sábado, 25, às 7h30min., colaboradores, gestores, membros da Mesa Administrativa, médicos, autoridades e a comunidade. Será celebrada na Capela Nossa Senhora da Piedade (localizada no estacionamento do Hospital Dom Pedro de Alcântara) pelo arcebispo metropolitano de Feira de Santana, Dom Zanoni de Castro, e pelo padre Júlio Santa Bárbara, da Paróquia Senhor dos Passos.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
guest
2 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
José Reis

Já foi um dos melhores hospitais da Bahia. Entrou politicos na administração a tendência é desandar. Cadê o monte de caixas de equipamentos caros que há muitos anos atrás, segundo notas da época, estavam jogados em depósito no hospital? Foram pra onde? Saudade do tempo de Dr. Augusto Matias.

José Reis

Minha opinião. JÁ foi o melhor hospital do interior da Bahia. Acabaram com o Dom Pedro. Depois do Dr. Augusto Matias foi definhando. Tive oportunidade de saber, a época, do monte de caros equipamentos encaixotados. Alguém sabe o destino? Coisas que política entram, a tendência é acabar ou vandalizar.