Realizado tradicionalmente na primeira quinzena do mês de junho, o Arraiá do Comércio agora faz parte do calendário oficial de festejos populares de Feira de Santana. O evento é organizado pelo Serviço Social do Comércio (Sesc), em parceria com a prefeitura e entidades comerciais do município.
A última edição do evento, que antecipa os festejos juninos em Feira de Santana, aconteceu em 2019. Em 2021, não foi realizado devido à pandemia de covid-19, e em 2020 também foi cancelado pelo poder executivo feirense.
Mas, de acordo com o vereador Silvio Dias (PT), com a promulgação do Projeto de Lei 3.336, de 2012, a festividade deve fazer parte do calendário oficial. Isso irá beneficiar o comércio local e sobretudo a agricultura familiar do município.
“O Projeto tramitou e já foi aprovado e promulgado a semana passada, ou seja, virou lei e de agora em diante o Arraiá do Comércio consta no calendário de festejos oficiais do município. Isso significa que o evento é um momento onde o pequeno agricultor pode trazer seus produtos para vender no comércio de Feira de Santana, durante os festejos juninos. Ganha o pequeno produtor, mas ganha também o comércio local, as lojas de Feira de Santana, porque terão todo um ambiente de festejos juninos no centro da cidade fazendo com que as pessoas venham para o comércio, e por fim ganha toda a sociedade que pode participar desse evento”, salientou o vereador.
Em 2019, o Arraiá do Comércio foi realizado na Praça Padre Ovídio (Praça da Matriz). O Sesc dá todo o apoio à prefeitura, fornecendo as bandas e quase toda a estrutura.
“A prefeitura entra com uma pequena parcela, que garante que ocorra o evento. No ano passado a prefeitura não quis participar, apoiando o Sesc, colocando a Guarda Municipal para dar segurança, dando apoio na questão de ambulância, caso haja necessidade, então é esse pequeno apoio institucional que faltou o ano passado, e eu espero que esse ano o prefeito esteja sensível a essa situação, porque não é ter apenas uma festa, mas garantir que o pequeno produtor venha vender seus produtos, garantir que o comércio tenha um ambiente que propicie o aumento das vendas e também que os comerciários que possam participar”, reforçou.
O vereador enfatizou que o projeto não foi sancionado pelo prefeito Colbert Martins, porém a Câmara Municipal tem o poder de promulgar e tornar lei.
“É todo um contexto que estamos priorizando quando instituímos o Arraiá do Comércio no município. A lei foi promulgada, ou seja, o prefeito não sancionou, então a própria Casa promulgou e dessa forma já é lei e está incluída no calendário oficial dos festejos populares, assim como o Bando Anunciador e outras festas. Espero que este ano tenha todo o apoio do poder executivo para que a festa seja grande”, solicitou.
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram