Mulheres que realizam o pré-natal nas unidades de saúde de Feira de Santana podem receber gratuitamente repelentes para proteção contra o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, Chikungunya e Zika – este último pode causar microcefalia nos bebês durante a gestação.
O equipamento de proteção é disponibilizado pelo Ministério da Saúde, por meio da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e distribuído pela Prefeitura de Feira. No total, 1.680 unidades foram recebidas. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e de Saúde da Família (USF) estão sendo abastecidas com o item.
De acordo com Ana Carla Barbosa, Chefe da Atenção Básica, o uso do repelente é um item indispensável durante a gestação, pois protege a mãe e o bebê.
“O uso do repelente inibe a picada do mosquito, por isso é importante usar diariamente”, afirma.
Aos nove meses de gestação, Lucimara Pereira, de 31 anos, afirma que o usa o produto desde que descobriu a gravidez. “Já mantenho esse cuidado diário contra o mosquito, mantenho minha casa sempre limpa. Esse repelente vai ser importante para aumentar a prevenção para que eu possa ter uma gestação sem esse medo de contrair o Zika Vírus”, garante.
As informações são da Secom de Feira de Santana
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram