Feira de Santana

Governador da Bahia destaca ações e projetos para Feira de Santana e Estado da Bahia

Ações na Segurança Pública receberam destaque, além do funcionalismo público e novas obras na cidade.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Nesta segunda-feira (20), foi inaugurado o novo ambulatório do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA). A entrega do espaço de atendimento contou com a presença do Governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, além de outras autoridades políticas e funcionários da unidade de saúde.

Durante a coletiva de imprensa, o governador Jerônimo informou que a instalação de novos equipamentos para o HGCA já foram autorizados.

“Os investimentos ao longo do tempo foram contidos com outros investimentos, por exemplo, como em Salvador, mas também na região. Daqui a alguns meses eu imagino que vou estar inaugurando um hospital grande em Itaberaba. Nós entregamos o ambulatório para que as pessoas que façam qualquer tipo de cirurgia e tratamento no HGCA possam ter um espaço para continuar recebendo acompanhamento, exames, medicação. Então acaba aliviando aqui dentro. E nós também já autorizamos a construção de um equipamento que modela o atendimento. Mulheres que precisam ter acompanhamento anterior ao parto não precisam ficar internadas mais, elas terão um ambiente com 20 vagas, onde ali terão além do acompanhamento, tratamento e medicação. Se for preciso, depois do parto, não precisa ficar no ambiente hospitalar. Então é importante para gente, tanto para a mãe quanto para a criança”, disse.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Novas Companhias e Delegacias da Mulher

A Segurança Pública também foi uma das pautas destacadas por Jerônimo. “Nós autorizamos a construção de companhias e delegacias da mulher e nós estamos fazendo isso em todo o Estado da Bahia. Qualificando as estruturas de trabalho, mas que também servirão para as pessoas que precisam de algum serviço neste espaço”.

Controle da criminalidade

As operações rotineiras e o investimento em novos equipamentos para a Segurança Pública também foram citados durante a coletiva.

“A primeira ação que nós estamos fazendo são as operações. Eu pedi ao secretário Marcelo ainda no mês de janeiro, antes do Carnaval, para fazer operações, algumas públicas e outras silenciosas, por conta da inteligência, e do diálogo constante com a secretaria de presídio, porque alguns dos atos que acontecem são oriundos de disputa de facções. Então estamos investindo em operações rotineiras e em equipar a Segurança Pública. Agora estamos discutindo a remuneração para que a gente possa garantir uma valorização profissional dos policiais”, informou.

Auditório da Uefs

A drenagem e pavimentação da Uefs também foi autorizada pelo governador. “Hoje conversei com o magnífico reitor para que a gente possa acelerar o processo da conclusão do ambiente de eventos, o auditório. A informação que eu tive é que é um espaço que chega a receber 900 pessoas”.

Centro de Convenções

Conforme o Governador, a obra no auditório da Uefs pode ser mais cara do que a do Centro de Convenções, porque será preciso adequar a parte de iluminação e som. E sobre o Centro de Convenções, Jerônimo solicitou ao prefeito de Feira o acesso ao patrimônio que está com as obras paradas.

“Hoje eu soube através do deputado Zé Neto que o prefeito de Feira de Santana precisa de um documento meu, se não já chegou, ele precisa disso para ser calçado juridicamente e nós entendemos e agora é pedir as chaves. E pedimos para ele oferecer algum documento que nos responsabilize para pegar a chave e começar. Porque eu mandei a Conder duas vezes, mas não conseguimos o acesso, porque é um patrimônio da prefeitura a gente não pode entrar. Me entregando eu vou cuidar e ver a licitação”, assegurou.

Novos projetos

Na sexta-feira (24) o governador sairá da Bahia para compor a comitiva do presidente Lula rumo à China.

“O Lula deverá ficar uma semana lá e eu continuo nas semanas seguintes para poder aproveitar as negociações que ele fez para a gente poder aproveitar. Na pasta estou levando o projeto da ponte, duplicação, VLT de Salvador, esse a gente precisa aprofundar um pouco mais e caso não dê com a empresa chinesa vamos ter que fazer um processo forte. E o outro é a vinda da BYD, empresa para substituir equipamentos da Ford, aí não depende do Governo do Estado, é uma relação entre a Ford e a BYD que é uma empresa de automóveis elétricos”, descreveu.

Funcionalismo Público

O tema do funcionalismo público também não foi deixado de lado durante a coletiva. E o Governador da Bahia indicou que os diálogos com os servidores já começaram.

“Nós iniciamos um diálogo com o comando da Polícia para a gente poder tratar dos servidores da polícia, estamos indo por etapas por conta do tamanho de cada profissão. Chamaremos a Educação, Segurança Pública, Saúde e assim a gente fecha o ciclo com os outros servidores. Se não der tempo de fechar o ciclo com todos os servidores, nós, assim que voltarmos da China, anunciaremos”.

Micareta de Feira

O maior investimento de um Carnaval não é só em bandas, mas também na Segurança Pública, abordou o Governador. “Outro aspecto importante de um Carnaval é hospital com porta aberta, porque ninguém vem de fora sem a segurança de não ser atendido se não tiver plano de saúde”, acrescentou.

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade.

Leia também:

Diretora do HGCA destaca importância da ampliação do novo ambulatório

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
guest
12 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Lindomar Nunes

O expressivo aumento do número de apreensões de armas e drogas, a expansão por toda a Bahia do sistema de reconhecimento facial e as entregas de unidades operacionais são algumas das medidas louváveis para amezinar a situação que a Bahia se encontra, entretanto é fundamental o reforço do efetivo de forma considerável já que maior ativo da corporação é o agente. O quadro da PCBA está pouco acima da metade da previsão legal e isso impacta negativamente no atendimento ao público, conclusão de inqueritos e combate a criminalidade. Até a convocação dos aprovados centenas de policiais estarão se aposentando. É preciso convocar todo o cadastro de reserva imediatamente e a realização de um CFP único. @bahiassp @policiacivilba @acadepolba_institucional @heloisabritodg @jeronimorodriguesba @matheusdegeraldojunior @geraldojunioroficial @pge.bahia @tcebahia @mpdabahia

Márcio Diniz

Parabéns pelo que meu nobre ? A 16 anos anos o governo da Bahia deixa a desejar na educação, segurança e saúde. Feira de Santana, a princesa do sertão, é tratada como escreva das ambições políticas desse partido. Se que a duplicação do anel de contorno o governo do PT teve capacidade de fazer, pelo contrário, empurrou o pedágio da via Bahia.

Jose carlos passos Silva

Uma coisa é totalmente certa: para eleger Zé Neto o governador vai fazer muitas obras em Feira de Santana e isso quem ganha é o feirense, tão carente pelo (des) governo Colbert.

vinicius

Muito bom , mas feira precisa também de mais educação, cultura e lazer.

Pedro Henrique

Isso governador o prefeito querendo saber de micareta, o povo quer saber é de saúde educação e melhora as ruas da cidade que ele deixou tudo destruído, na minha opinião pegar esse dinheiro da micareta e investe tudo nessas áreas ..

MOISES

Feira não pode mais sofrer por conta de um prefeito, sempre é assim eles invés de ajudar a cidade fica brigando com governador lembro desde do tempo de José Ronaldo ele sempre fazia isso tratava o governador e o presidente mau, e isso só prejudicou nossa cidade, está chegando as eleições de 2024 agora é a hora de tirar toda essa turma dai

Jose Antonio

Os gastos com a UEFS sustenta uma cidade inteira. E a UEFS continua feia e abandonada pela gestão atual.
Nunca votei em Zé Neto, mais vai ser a primeira vez. Feirenses vamos votar em Zé Neto, já que o mesmo do mesmo a anos não faz nada.

Márcio Diniz

Eu ainda tenho juízo..

Lá ele

Lá ele.

Alexandre

Demorou pra cair a ficha e conseguir enxergar as coisas.

João souza

Parabéns governador feira de Santana precisa urgente de investimento em todas áreas, a infraestrutura da cidade está acabada esse prefeito junto com esse grupinho que manda e desmanda a 23anos tem que sair urgente, o povo de feira tem acordar pra vida colocar uma pessoa jovem no comando da nossa cidade..

Dinoboy

Feira de Santana na verdade sempre foi abandonada uma cidade grande com tão pouco efetivo policial uma violência explodindo a cada dia uma cidade sem emprego abandonada completamente precisa de emprego precisa de muita segurança precisa de mais do dobro de policiais.