Saúde

Diretora do HGCA destaca importância da ampliação do novo ambulatório

O espaço amplo conta com oito consultórios, além de salas para pequenas cirurgias.

Inauguração ambulatório HGCA_ Foto Ney Silva Acorda Cidade
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Foi inaugurado na tarde desta segunda-feira (20) o novo ambulatório do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), que recebeu o nome de José Carlos Pitangueira, em homenagem ao ex-diretor da unidade, falecido no início do mês.

Jerônimo Rodrigues_ HGCA_ Foto Ney Silva Acorda Cidade
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

A entrega do equipamento é acompanhada pelo governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues; a secretária de Saúde, Roberta Santana, além de autoridades políticas e funcionários da unidade de saúde. O espaço amplo conta com oito consultórios, além de salas para pequenas cirurgias.

Cristiana França diretora do HGCA_ Foto Ney Silva Acorda Cidade
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

A diretora do HGCA, Cristiana França, ressaltou a importância deste ambulatório para ampliação dos serviços de saúde no hospital e anunciou a entrega de novos espaços para melhorar a capacidade de atendimento aos pacientes que chegam à rede estadual.

Governador Jerônino Rodrigues_ Foto Ney Silva Acorda Cidade
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Esse ambulatório é novo. Aqui era um espaço onde funcionavam algumas enfermarias e que hoje transformamos em um grande ambulatório, amplo, com 8 consultórios, salas de pequenas cirurgias, sala de bucomaxilo, toda a parte estrutural para a parte de pacientes que a gente chama de egressos, que são aqueles  pacientes que fizeram algum procedimento no Clériston e que precisam ser acompanhados após os procedimentos. Mas esse ambulatório também vai atender aqueles pacientes que tiverem uma marcação através da lista única. Todos esses equipamentos deste ambulatório são novos, como a parte de centro cirúrgico, tecnologia da informação, atendimento e assistência ao paciente”, informou.

Inauguração ambulatório HGCA_ Foto Ney Silva Acorda Cidade (1)
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Ela adiantou que, nos próximos meses, também será feita a entrega um novo refeitório ao HGCA.

Inauguração ambulatório HGCA_ Foto Ney Silva Acorda Cidade
Foto: Ney Silva/ Acorda Cidade

“Será amplo, com salas de armazenamento de alimentos e câmaras frias e depois vamos estar reformando toda a parte antiga do hospital, entregando mais 87 novos leitos para internamento”, anunciou a diretora.

Jerônimo Rodrigues_ HGCA_ Foto Ney Silva Acorda Cidade (2)
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Além do ambulatório, outras intervenções serão liberadas na área da saúde nesta segunda-feira pelo governador Jerônimo Rodrigues, como a implantação da Casa da Gestante, Bebê e Puérpera, do Hospital Estadual da Criança (HEC). O objetivo é reforçar a rede de atenção às mulheres e crianças em situação de risco e vulnerabilidade.

Local onde será construída a Casa da Puérpera do HEC _ Foto Ney Silva Acorda Cidade
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

De acordo com a secretária de saúde, Roberta Santana, a obra do ambulatório está dentro de um projeto maior orçado em R$ 21 milhões.

“Não é um empreendimento pequeno, é um valor de investimento que hoje já está em andamento. Nós temos hoje 8 ambulatórios que estamos entregando para o atendimento das diversas especialidades de pacientes egressos, que são atendidos no hospital. A gente também vai oferecer uma sala de pequenos procedimentos e uma sala para odonto na parte de bucomaxilo. Temos em obras hoje o refeitório e toda a parte de nutrição, ampliação do refeitório, pois o hospital cresceu e a gente precisa deixar a estrutura da retaguarda toda compatível.”

Secretária Roberta Santana_ Foto Ney Silva Acorda Cidade
Foto: Ney Silva/ Acorda Cidade

Ela anunciou ainda o projeto de construção de um laboratório dentro da unidade do HGCA.

“Tem um projeto em andamento para laboratório e todas as outras etapas que a gente irá apresentar em breve ao governador. Teremos também 30 novos leitos dentro dessa intervenção de R$ 28 milhões, que inicia agora. A previsão é que a gente entregue até meados do ano, e o serviço de nutrição e a cozinha em abril. Aí se completa o investimento. Falamos também hoje do início das obras da Casa da Gestante e Puérpera, esse grande investimento no HEC. A gente vai ter o acolhimento destas gestantes e puérperas, que precisam ser acolhidas, mas não necessariamente precisam ficar dentro da unidade hospitalar. Isso ajuda, sem dúvida, a regulação porque a gente libera os leitos para outros pacientes que precisam do atendimento direto da unidade hospitalar.”

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
4 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários