Quem trafega pela Avenida Eduardo Fróes da Mota entre o viaduto do Cajueiro até a entrada do bairro Santo Antônio dos Prazeres, Avenida Sérgio Carneiro, já observou que uma via marginal foi construída ao lado direito da pista.
Acontece que esta via de acesso finaliza justamente na entrada do bairro Santo Antônio dos Prazeres e não tem continuidade. Em entrevista ao Acorda Cidade na manhã desta quarta-feira (1º), o secretário municipal de Planejamento Carlos Brito informou quais motivos levaram as obras estarem paradas.
“No ano de 2015 foi dada a entrada de um projeto na Secretaria de Desenvolvimento Urbano da prefeitura, e esta é uma prática que vem sendo feita pelo governo do estado como promessa, começa a obra na tora, nem pede licença ao dono da casa. Então a arquiteta na época da Conder, era a pessoa responsável por este contato com a equipe técnica. Foram emitidas declarações, isso ainda na época do prefeito José Ronaldo, foi dado um alvará de licença para construção da obra, e assim começou. Mas infelizmente o pessoal tem uma memória curta, porque o DNIT autorizou que a obra fosse feita, se ouvisse a prefeitura, pois o município já estava fazendo do outro lado contrário, só que depois se chegou a conclusão que os totens, que são as fachadas de lojas, precisavam ser removidas e com isso, os comerciantes foram atrás do secretário João Leão e por obras do Espírito Santo ou não sei quem foi, as obras foram paralisadas, porque estes comerciantes iriam perder o espaço dos estacionamentos”, informou.
Marechal Deodoro
De acordo com o secretário, é provável que neste mês de março, o município apresentará uma definição com relação à Marechal Deodoro.
“Eu acredito que agora no mês de março isso seja resolvido, porque a preocupação do prefeito e que tem feito insistentemente, é com relação a realocação das pessoas, para onde levar aquelas pessoas? Não podemos ter definições meia boca, então é uma preocupação com o lado social, até porque teve uma decisão do ministro Lewandowski que não poderia remover ninguém durante esta crise, mas pelas manifestações que o prefeito vem fazendo, acredito que neste mês de março tudo isso seja definido”, pontou.
Duplicação da Artêmia Pires
Segundo Carlos Brito, o projeto está pronto, porém não basta apenas fazer o processo de duplicação sem antes realizar o procedimento de drenagem.
“O projeto já está pronto para ser licitado, custa em torno de R$ 50 milhões com todas as intervenções para resolver todo o problema de drenagem daquela região, porque não basta apenas colocar asfalto na Artêmia. Precisamos resolver as questões de contorno, de drenagem, veja o Corredor dos Araçás como fica, então o projeto já está pronto, mas não foi iniciado. O prefeito vai mostrar para a comunidade o que vai acontecer, mas também tem a questão da busca do empréstimo com a Câmara”, afirmou.
Rua Rubens Francisco Dias
Ao Acorda Cidade, o secretário informou que algumas intervenções ainda devem ser feitas na via, ao exemplo das rotatórias e sinalização, mas destacou que o calçamento danificado é motivado pelos caminhões caçambas das construtoras.
“Nós temos um problema ali depois do Centro Diocesano, porque as construtoras decidem construir seus condomínios, porém depois ficam trafegando com caminhões pesados carregando entulho, terra e o calçamento não resiste. Infelizmente o pessoal faz o discurso, mas depois a prefeitura precisa pagar a conta e ter que recuperar esse piso danificado”, relatou.
Projeto Novo Centro
De acordo com Carlos Brito, o Projeto Novo Centro já foi finalizado, mas ainda existem algumas vias que serão contempladas em uma segunda etapa.
“Ontem coincidentemente foi assinado um contrato com uma empresa para fazer ali as Ruas Intendente Freire, o Beco do Mocó, o Beco da Energia, além dos coretos, pois estas vias precisam de um novo piso e não estavam dentro do projeto, já que o Projeto Novo Centro está totalmente concluso, vamos fazer agora as pinturas e finalizar estas ruas estreitas, além das praças”, concluiu.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram