Após finalizar todo processo de instalação do novo sistema de iluminação pública na sede de Feira de Santana, o consórcio Conecta Feira está atuando na zona rural com previsão de conclusão de todo trabalho, neste mês de março.
Em entrevista ao Acorda Cidade na manhã desta quarta-feira (1º), durante um evento de ecossistema e inovação, o diretor da empresa, César Rivera informou que apenas dois distritos ainda não receberam o novo sistema de iluminação pública.
“Estamos praticamente com a modernização já concluída. São aproximadamente 60 mil pontos, estamos finalizando neste mês de março e já estamos com tudo completo. Já estamos com seis distritos modernizados faltando apenas dois, e a eficiência que vem dessa modernização já está trazendo a redução do consumo de energia em torno de 54%. Isso em valores também houve uma redução em torno de 45% e nós já estamos com outros projetos especiais que são de iluminação de destaques da cidade, como prédios históricos e igrejas”, explicou.
Ainda de acordo com o diretor, outros benefícios podem ser proporcionados para o município.
“30% destes pontos que nós modernizamos vão levar essa tecnologia para a telegestão, que são componentes eletrônicos que vão substituir a atual fotoelétrica que acende e desliga a luminária. Então esses equipamentos eletrônicos já foram instalados aproximadamente em 5 mil pontos em um total de 16 mil que vão ser instalados. O que é que vai trazer isso para a cidade? Essas luminárias que vão trazer estes componentes, nós poderemos ligar e desligar a distância pelo nosso Centro de Controle Operacional, então por exemplo, algumas horas da noite nós vamos poder reduzir até o consumo de energia através desta luminária instalada, e isso uma vez concluído, toda essa parte nós podemos pensar em transformar Feira de Santana em uma cidade inteligente, ou seja, porque aí nós podemos colocar sensores até para identificar possíveis alagamentos, sensores em semáforos inteligentes, wi-fi nas praças, parques, pontos de ônibus, teremos uma infraestrutura instalada para fazer esse tipo de Smart Cities”, concluiu.
Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram