Meu cunhado abriu a gaveta da cômoda de minha irmã, tirou um pacote e disse: ”Esta é uma blusa de seda, feita à mão e com um fino acabamento de renda”. A etiqueta, com um preço muito alto, ainda estava pendurada. E explicou: ”Jane comprou isto numa viagem há, pelo menos, oito anos. Nunca a usou. Estava guardando para uma ocasião especial”.
Colocou-a em cima da cama com outras roupas que seriam levadas ao necrotério. Segurou a macia roupa por uns momentos, fechou a gaveta e disse: “Nunca guarde nada para uma ocasião especial”.
O que é mesmo uma ocasião especial? Vamos jogando as ocasiões especiais para o futuro. E assim a vida passa. É uma roupa que não foi usada, é uma viagem que não foi feita, é uma livro que nunca foi lido, é um abraço que nunca foi dado, é um elogio que nunca foi externado, até mesmo um fino licor que nunca foi bebido…
Tudo à espera de uma ocasião especial.
Às vezes nos questionamos sobre isso e decidimos que “num dia desses” colocaremos em prática nosso projetos. Independentemente do dia, da semana ou do mês, hoje é uma ocasião especial. Todo dia o é, desde que você decida. Use aquela camisa bonita para ir ao supermercado, coloque umas gotas de seu perfume preferido para ir trabalhar, planeje o que fazer com sua poupança, convide seus amigos para jantar…
Hoje é uma ocasião especial. É o primeiro dia do resto da vida.
Por isso, hoje, assumo o compromisso de não adiar ou guardar nada que passa dar alegria aos demais. Diariamente, ao acordar, direi a mim mesmo: Hoje é uma ocasião especial, hoje é um dia especial. Cada dia é um presente de Deus.
Se você acha que uma coisa vale a pena ser feita, faça-a agora. Hoje é uma ocasião especial. Não deixe nada para amanhã. Ame, vibre, cante, faça felizes as pessoas mais próximas. Deixe livre o curso à ternura e à bondade, estenda sua mãe, abrace… A vida é curta demais para não ser vivida com intensidade. Diga a si mesmo que hoje é uma ocasião especial.
Mensagem retirada do livro Histórias de Vida, de Dom Itamar Vian e frei Aldo Colombo.