Acorda Cidade
A artista plástica Marluce Moura realizará exposição no Festival de Verão de 25 a 28 de janeiro de 2012. Desenhando em arte realista a face dos 20 artistas que se apresentarão no palco principal do maior Festival do Verão brasileiro.
No período que antecede o Festival as artes realistas ficarão expostas para apreciação do público na loja do Festival localizada no Shopping Iguatemi.
As obras vão compor o back stage, como também a sala de imprensa que será batizada com o nome de Jorge Amado em homenagem ao centenário de nascimento do grande escritor, uma vez que o rosto de Jorge Amado também será exposto em arte realista assinada por Marluce.
Os artistas desenhados serão: Durval Lélys (Asa de Águia), Jorge & Matheus, Cláudia Leitte, James Blunt, Saulo Fernandes (Banda Eva), Jaú, Vanessa da Mata, Capital Inicial, Ivete Sangalo, Tomate, Bruno (Sorriso Maroto), Frejat, Seu Jorge, Bell Marques (Chiclete com Banana), Luan Santana, Xande (Harmonia do Samba), Léo Cavalcanti (A Zorra), Paula Fernandes, Solange e Xande (Aviões do Forró), Márcio Vitor (Psirico). Veja as imagens no final da matéria.
Para a artista Marluce Moura a exposição destaca a importância da arte fora dos museus uma vez que, a visitação a museus sofreu uma queda da década de 1970 até então. Ela julga necessário criar alternativas para retomar o público.
Para ela, promover artes visuais num evento da proporção do Festival de Verão faz renascer um debate sobre a importância da arte para a sociedade, bem como incentivar a percepção das artes visuais de maneira dinâmica, de interação entre artistas e público.
“Com uma mistura de ritmos associada com outras expressões artísticas transforma esse grande evento numa salada cultural. A arte humaniza, e se ela humaniza, precisamos mais do que nunca, da sua utilização no dia-a-dia da sociedade de modo geral. Logo a arte tem um valor social à medida que se torna frequente e integra as pessoas.” destaca Marluce.
De acordo com o Marketing da Rede Bahia os quadros serão entregues para os artistas no final de cada show como uma maneira de homenageá-los por suas apresentações.
E além das artes, o Festival de Verão também está comprometido com as causas ambientais, para tanto, a direção da festa assinou um acordo com cinco parceiros em busca da redução do impacto ambiental do evento.
“Dessa forma, consolida-se uma ação social inédita no Festival de Verão. Os parceiros nessa iniciativa são a empresa de marketing ambiental Reclicagem, o Projeto TAMAR, o Projeto Biodiesel da Universidade Federal da Bahia (UFBA), além da Organização Sócio-ambientalista Joguelimpo e A Geradora.”
Sobre a artista
Marluce Moura é feirense, graduada em Administração, e artista plástica especialista no desenho retrato com uma abordagem realista e sóbria, que utiliza exclusivamente a técnica do pastel. Ela iniciou nas artes ainda na infância e tem como foco fundamental a expressão dos rostos, seus temperamentos e a psicologia da expressão, a tradução de um sentimento, de uma emoção fugidia e instantânea. Começou a expor em 1996 após concluir o curso no Centro de Cultura e Arte (Cuca), é uma das fundadoras do PROARC (Grupo de Arte contemporânea de Feira de Santana), pesquisadora da arte rupestre com exposição desse tema em 2007, e amante da arte contemporânea, na qual aborda temas polêmicos. Ultimamente tem mostrado versatilidade com desenhos realistas de artistas e autoridades.
Para conhecer um pouco mais do trabalho e de outras habilidades é só visitar o blog www.artistamarlucemoura.blogspot.com