O presidente Lula cumpriu agenda no município de Santo Amaro no final da tarde desta terça-feira (14) para inaugurar 684 habitações e retomar o Programa Minha Casa Minha Vida. Várias autoridades participaram do evento, entre elas, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues e a presidente da Caixa Econômica Federal, Maria Rita Serrano.
Maria Rita em seu discurso comemorou o retorno do programa e frisou que ele estava parado desde 2019. Ela contou que em 2016 haviam obras que apresentavam 94% de conclusão e só foram finalizadas este ano.
“Obras que ficaram paradas e só agora quando o presidente Lula voltou é que elas foram concluídas. Neste momento em cidades como Aparecida de Goiânia, Contagem, João Pessoa e Lauro de Freitas também concomitantemente ao nosso evento, estão sendo entregues várias unidades para população ter direito a sua dignidade. Nada como ter a casa própria, uma moradia para garantir o direito constitucional, a dignidade para viver bem”, declarou.
A presidente da Caixa salientou que o Programa Minha Casa Minha Vida foi lançado em 2009 pelo presidente Lula e até o final de 2018 não houve obras. Existem hoje 69 obras que não estão concluídas e 70 que estão paradas. Segundo ela, gerando prejuízo para as famílias e custos financeiros para o governo.
“Durante 2009 até o final de 2018, 5.6 milhões de unidades foram entregues, 23 milhões de pessoas foram beneficiadas, incluindo dos 5 empreendimentos de hoje. O título da propriedade é prioritariamente das mulheres, nós sabemos mais do que ninguém a necessidade da moradia, da creche, da falta de posto de saúde, do saneamento. Nada mais justo que as mulheres sejam prioridade no titulo de propriedade. A Caixa está contribuindo para o desenvolvimento do país, estamos junto com o Governo do Estado e presidente Lula, reconstruindo o país”, encerrou.
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram