A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) terá novas eleições de reitoria nos dias 4 e 5 abril deste ano. A reitoria é responsável por organizar, planejar, superintender e fiscalizar atividades universitárias, sendo assim, a Administração Superior.
O atual reitor, que ocupa o cargo nos últimos dois mandatos, cada um com a duração de 4 anos, Evandro do Nascimento, avaliou a própria gestão durante entrevista ao Acorda Cidade. Segundo ele, a participação da comunidade foi fundamental, uma vez que depositou confiança no projeto.
“Eu avalio que a comunidade depositou a confiança em um projeto que não começou na minha gestão, começou nas duas gestões do ex-reitor José Carlos Barreto Santana, e também um projeto do Coletivo Mais Uefs. Nós tivemos um papel de consolidar o projeto. Para que, tenha uma universidade de excelência, na pesquisa, na extensão. Não só de profissionais qualificados, mas com senso crítico para exercer a cidadania e pensar nas soluções para os problemas sociais, econômicos e políticos no país”, comentou.
Políticas públicas na Uefs
Com relação às políticas de inclusão e equidade (igualdade e justiça), a chapa composta por Evandro do Nascimento e a vice-reitora Amali Mussi, segundo ele, permitiu mudanças vistas nos perfis dos estudantes da instituição.
“Também tornamos a universidade mais inclusiva, aprovando políticas de cotas que mudaram o perfil do estudante na universidade, tendo mais estudantes negros, indígenas, quilombolas. Avançamos bastante na nossa política de assistência e permanência estudantil. Tivemos um período em que pudemos construir uma relação de diálogo, sobretudo, com a comunidade. É uma marca da nossa gestão, democrática, participativa”, declarou.
Cursos e programações culturais
Para o presente reitor Evandro do Nascimento, a realização de eventos culturais como a Feira do Livro têm aproximado a comunidade do ambiente universitário.
“A Universidade se qualificou. Hoje ela tem mais cursos de graduação, mais cursos de pós-graduação. E manteve uma relação com a sociedade através da extensão de atividades como a Feira do Livro, que é uma política de incentivo a leitores. Temos o Bando Anunciador, o Festival de Sanfoneiros, o Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca) bastante aberto, oferecendo oficinas à população em diversas linguagens artísticas. E com isso, nós temos uma universidade que mantém sua importância regional. Cumprimos bem esse papel”, frisou.
Eleições
Diante da aproximação do processo eleitoral, o reitor da Uefs apontou os nomes indicados pela chapa, mas reforçou que ainda estão em discussão.
“Estamos no processo de discussão de nomes, não estamos em processo eleitoral. Vai ter uma chapa que terá um candidato e os nomes para pré-candidatura são os nomes da professora Amali Mussi, vice-reitora, e da professora Evanilda Carvalho que é do departamento de saúde”, finaliza.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram