Feira de Santana

Sem acordo definido, empresários podem utilizar banco de horas no período do Carnaval, diz Sindicato

O comércio continua autorizado a funcionar na segunda (20) e na terça-feira (21).

Comércio de Feira de Santana
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Após diversas polêmicas envolvendo o funcionamento do comércio de Feira de Santana nos próximos dias 20 e 21 de fevereiro, segunda e terça de Carnaval respectivamente, um possível acordo não foi possível negociar.

Em entrevista ao Programa Acorda Cidade na manhã desta sexta-feira (10), o presidente do Sindicato Patronal, Marco Silva destacou que não é possível decretar um feriado.

“Felizmente ou infelizmente, nós não temos um poder de decretar feriados. Todos nós sabemos que só quem pode fazer isso, é o poder municipal, estadual e união, então o Carnaval não é feriado, e só quem pode fazer isso é o prefeito, seja do Carnaval ou na Micareta, mas o nosso objetivo é fortalecer as festas, e não enfraquecer. Eu tenho uma grande preocupação com a Micareta por exemplo, pois na minha juventude, eu tinha a possibilidade de curtir muito, mas de alguns anos para cá, está ficando mais fraca, então a gente entende que o comércio de Feira pode fortalecer a Micareta ou o Carnaval, mas a nossa orientação é que como não é feriado, os empresários possuem a autonomia de abrir ou não, seja na segunda ou na terça e depois utilizar essas horas no banco de horas. Alguns comerciantes inclusive já anunciaram que irão abrir suas lojas, e já estão fazendo campanhas de marketing”, informou.

Micareta de Feira

De acordo com a secretária de Comunicação Social do município, Renata Maia, a ideia deste ano, é fazer uma Micareta diurna.

Com relação à este assunto, Marco Silva explicou que será necessário sentar para conversar com todos os setores.

“A gente entende que a Micareta de Feira é uma festa importante para a nossa cidade, para o estado e para o Brasil também, e o modelo que já vem acontecendo há muitos anos, está fazendo com que a Micareta fique vazia. A festa precisa de um fórum específico para isso, e a gente precisa fortalecer esta festa. Então uma das ideias é que o comércio possa funcionar de forma reduzida. Eu aproveito e deixo até uma reflexão para todos os empresários, é que se por acaso, dando o exemplo do Shopping Boulevard que é o mais antigo da cidade, seja um patrocinador direto da Micareta, será que o superintendente iria concordar de passar todos os dias com o estabelecimento fechado durante a festa? Fica esta reflexão”, concluiu.

Inscrever-se
Notificar de
guest
27 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Samuel Oliveira

Vi os vários comentários raivosos contra o empregador que tentou várias vezes acordo com o sindicato para manter a troca do feriado do comerciário por 2 dias de carnaval, e o sindicato de vcs pagou pra ver e viu! Vcs acham mesmo que os patrões estão preocupados se vai ter movimento ou não? Acha que 20 ou 30 reais a mais na conta de energia vai fazer diferença no bolso deles? O importante nesse momento é mostrar pra o sindicato de vcs que se eles não sabem negociar quem perde é vcs que pagam 22 reais de contribuição pra absolutamente nada!! Se vcs acham que o patrão de vcs é carrasco quando quis trocar um dia por 2, fácil de resolver, pede demissão!

Elson mendes

Em Salvador, sera diaria 50,00 por dia para o funcionario e o vale transporte. Cabe ao sindicato pifio e omisso se pronunciar.

Carol

Isso não existe cadê que o sindicato olha pro lado dos comerciantes? Só olha pro lado dos empresários o povo que lasque isso sim o tempo da escravidão já passou tenha bom senso com os comerciantes tbm as pessoas precisa tbm se diverti e não só trabalhar descansar por isso que vou la tira essa taxa deles que vem no contra cheques por mim eles não ver mais um centavo

Roberto

Vcs querem o que desse sindicato o presidente e o presidente dessa merda e o dono da MERSAN o que esperar e só todos cancelar essa taxa sindical e denunciar essa carniça na justica

Nei souza

Lá vai textão. Carnaval não é Feriado, e sim data comemorativa (assim como São João, Corpus Christi etc..) Só torna-se Feriado quando por decreto executivo municipal ou estadual. A legislação permite que o município decrete somente 3 Feriados, no caso de Feira, São João, Corpus Christi e padroeira da cidade. Quando o comércio fecha em outra datas é porque houve um acordo coletivo entres os sindicatos. Em varias cidades e aqui costumava-se trocaram a segunda de carnaval pelo dia do comerciário, e havia a tradição de se fechar na terça o que não aconteceu esse ano. O sindicato do comerciário preferiu manter a data de outubro. Por outro lado o patronal entendeu que já que o comércio abriria na segunda deveria abrir também na terça porque fevereiro é o mês mais curto do ano. difícil pra pagar as contas. Lembremos que o comércio de Feira é formado por sua imensa maioria, de pequenas empresas de 1 a 3 funcionarios que 2 dias de comércio fechado é um desafio pra equilibrar suas despesas. Resumindo que se o sindicato laboral tivesse negociado a data de outubro. Todo mundo sairia ganhando.

Vx

Sai daí doido é feriado nacional sim, todo ano foi só agora tão com essa história!
Já a segunda por que não trocou por outro feriado que vai ter ao longo do ano tinha necessidade de ser o do dia do comerciario ?

Diego

Todos nós temos que para de da nosso dinheiro pra esse sindicato!!

Vanessa

Engraçado que sempre foi feriado nesse período, esse ano já inventaram outra história, sindicato não está nem aí para funcionário, ao querem receber as taxas, taxas essa que deixei de pagar a muito tempo, não representam os trabalhadores, representam os patrões! Quase todo feriado o sindicato autoriza a funcionar com a desculpa que o patrão vai pagar por isso, quase nenhum paga, bota para assinar somente os recibos, outra coisa, mesmo que pagasse , o funcionário precisa de um momento de lazer, a mente da pessoa precisa de um alívio, esse absurdo não existe!

Jaime Souza Amorim Filho

Irão vender? Praticamente nada! Ou seja, atiram nos dos pés e arcam com custo, mas eles (donos) estarão fora da cidade com suas famílias curtindo, enquanto seus funcionários/escravos espantando moscas… Eis a “mentalidade” tacanha do “empresário” local: bosteticos!

Elson mendes

Sindicato que só legisla em causa propria. Sempre a favor dos seus interesses, e nåo em favor de seus associados. Ta na hora de reverver o conceito de sindicato. Comerciarios abram seus olhos tire o cabresto que estão impondo aos comerciarios. Esse sindicato serve para representar quem mesmo?

Andreza da Silva Braz Feitosa

Essa decisão nada mas nada menos , empata das pessoas consumirem no comércio, p ir pro Carnaval . Tem lógica , se eu não tenho como Viajar , vou Comprar roupa e calçados p quê? É ASSIM Q eles querem ajudar o comércio. Há entendi o povo de Salvador vai vim pra Feira p comprar roupa pro Carnaval kkkkkk kkkkkk

samueleb1@hotmail.com

TODA VIDA EM FEIRA DE SANTANA TEVE SEU FERIADO TANTO NA MICARETA QUANTO NO CARNAVAL , SÓ QUE ALGUNS SEGUIMENTOS QUER QUE TODOS OS SEGUIMENTOS ACOMPANHE , ISSO NÃO É CORRETO POIS VENDAS SEMPRE VÃO TER POR ISSO QUE AS PESSOAS SE PROGRAMAM , O QUE SE SABE É QUE CABE AO PREFEITO TOMAR UMA DECISÃO NÃO FICAR EM CIMA DO MURO O SINDICATO IR PRA RUA SE MANIFESTAR…..NÃO PODEMOS ACEITAR TUDO ISSO QUE ESTÃO IMPONDO TRABALHO NOS DIAS DE FERIADOS E POR AI VAI , AFINAL PREFEITO E DIREITOR DE SINDICATO VCS FORAM ELEITOS PARA NOS DEFENDER , ENTÃO FACA -O

pricila

Sao todos mizeraveis quem trabalha no comercio sao escravos por isso nao pago sindicato porque eles nao olha para trabalhador o prefeito pior ainda concerteza a prefeitura nao vai funcionar…….

ALISSON LIMA SILVA

Rapaz louco e quem paga esse sindicato ainda vá cancelar seu negócio la meu fi! O sindicato e omisso e vive de mais atadas, eles não fazem e nem podem fazer nada. Vai você la na segunda e terça-feira no sindicato vê se você acha algum!

Gerson Ribeiro

E a chibata vai descer mais uma vez,no lombo dos comerciarios, ganância dos senhores de engenho,ops,dos senhores lojistas!Senhores escravagistas.Como sabemos as ruas ficarão vazias.

Zeca

Não esquecam que todos terão o mesmo destino…7 palmos de terra na cara. E fica tudo ai!

David Stramer

Vamos trabalhar meu povo, já chega de tantos feriados e festas, o comércio e o salário dos trabalhadores dependem de vendas.

Brasil

Não vejo Prefeito em Feira de Santana, e tenho medo do futuro pois ñ estou vendo homem nenhum aqui em Feira para organizar a nossa querida Feira de Santana. INFELIZMENTE TUDO INCAPAZ…..

Brasil

Idiotas! Não existe comércio de Feira no Carnaval e nem no Micareta, o Micareta está acabando por causa desse próprio comércio que fica aberto só para empatar os foliões que gosta de brincar, vão fazer campanha de BOSTA ñ de MARKETING para fortalecer. Quem vai para o comércio nessa época são os lisos que ñ conseguiu viajar e vão para o comércio laranjar e encher os vendedores de ódio. SÓ ISSO….

CAROLINE SA DE MOURA

Desnecessário isso,a cidade fica vazia ,quem vai deixar de está na praia?Um calor desse!Oh gente!Só vai ter custos mesmo.

Emmanuel Oliveira

Como sempre querendo escravizar os funcionários a troco de nada. Comércio fraco fraco. Lamentável

Marcio Borges da Silva

Feira é uma cidade de muita gente medíocre, só pensam faturar, pois bem empresários abram suas lojas, iremos lhes mostrar quem é que manda na cidade, só terão os custos, pois lucros não terão.
Quando chega período de festas ficam tratando funcionários bem, e segurando até 00:00, uma hora da manhã.
Esperar pelo prefeito de Feira? Aquele dali é uma vergonha, mas 2024 esta logo ali, atenção José Ronaldo, Carlos Geilson”papagaio de pirata”, a hora de vocês aparecem já está chegando.

Rew0lt4d0

Sem contar que uma grande maioria não pagam por segurar o funcionário até tarde! Existem lojas que sequer a alimentação do funcionário disponibiliza, fazendo ficar de 7 e meia da manhã ate altas horas, unicamente com o almoço que levou, quando não põe par atrabalhar em feriados firmados através desses “acordos” entre sindicatos e patrões SEM PAGAR usando intimidação contra os que se manifestam. PARA ISSO ESSE MALDITO SINDICATO NÃO SERVE, PARA FISCALIZAR E ESSAS PRÁTICAS ESCRAVOCATRAS, NO FUNDO COMPACTUA COM TUDO ISSO, IGNORA A NECESSIDADE DO CIDADÃO E AINDA COBRAM MENSALMENTE POR ISSO. Eu mesmo já encaminhei essa atuação desse sindicato por denuncias online e espero em breve que alguém olhem por nós. PARASITAS.

Edimael

Vc falou tudo aí

LUCIANO

rapaz o povo é ignorante na origem, será que eles não são capazes de ler a reportagem… que quer abrir é o sindicato… povo otario da porra …. é o S I N D I C A T O …..será que você não sabe ler não …rapazzz

Vc

Não faz sentido, todos os anos foi feriado !
Agora estão inventando que não é feriado ? Pense bem antes de votar ou pagar sindicato.

Samuel Santos Oliveira

Acho que as pessoas não se informaram bem ao ler a matéria! Estão culpando o empresário por abrir no Feriado? Que tal culpar o sindicato de vcs por não aceitar trocar 1 dia de folga em outubro por 2 dias de folga em fevereiro? O empresário é o carrasco? Então pede demissão!