Saúde

Saiba a importância da vacina BCG logo nos primeiros dias de vida da criança

De acordo com informações do Plano Nacional de Imunizações (PNI), a vacina BCG foi a única que atingiu a meta de vacina 90% dos bebês com menos de 1 ano no Brasil.

vacina bcg - foto - secom - divulgação
Foto: Secom/SMS

A vacina BCG protege contra as formas mais graves da tuberculose, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, também conhecida como bacilo de Koch, e deve ser ministrada aos bebês recém-nascidos.

De acordo com informações do Plano Nacional de Imunizações (PNI), a vacina BCG foi a única que atingiu a meta de vacina 90% dos bebês com menos de 1 ano no Brasil.

Em Feira de Santana, a vacina está disponível em todas as unidades de saúde.

Conforme a técnica de enfermagem Marcela da Fonseca, que trabalha na Unidade de Saúde Básica Caseb I, no bairro Caseb, a procura pelo imunizante está dentro do esperado.

Ela informou que os dias específicos de aplicação da vacina na unidade são terça e quinta-feira.

“A vacina BCG protege contra a forma mais grave da tuberculose, então a criança recém-nascida, que está totalmente sem defesa, a gente aplica a vacina, e a criança fica protegida. Pela manhã, a depender do dia a gente aplica em torno de sete BCGs, tem dias que são um pouco mais. A gente recebe 60 doses por semana”, informou a técnica de enfermagem.

Marcela da Fonseca destacou que a unidade Caseb I abre de segunda a sexta das 7h até às 18h, e a sala de vacina inicia às 7h30 até às 16h30 ou 17h. A unidade é muito procurada pela sua boa localização.

O Ministério da Saúde orienta que a vacina BCG (Bacilo de Calmette e Guérin) deve ser administrada nos bebês, preferencialmente, nas primeiras 12 horas após o nascimento, ainda quando estão na maternidade.

No entanto, a vacina está destinada de forma gratuita para as crianças na faixa etária de 0 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias na rotina das unidades de saúde.

A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa, que afeta os pulmões e pode levar à morte. Os principais sintomas são tosse (seca ou produtiva) por três semanas ou mais, febre vespertina, suor à noite e emagrecimento.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários