‘Fróes da Motta, na história política e no desenho urbano de Feira de Santana’, este é o título do mais novo livro do historiador e escritor, Sidney Araújo, que relembra as memórias de um dos casarões mais antigos da cidade Princesa do Sertão.
Ao Acorda Cidade, Sidney contou que o espaço faz parte das pesquisas de trabalho, e foi com o interesse em descobrir novas informações sobre o Casarão, que decidiu escrever um livro.
“Este é um Casarão que está presente em minhas pesquisas há mais de 10 anos, quando comecei a pesquisar sobre os patrimônios da cidade, e me deparei com este Casarão. Me interessei em saber mais, até porque é um espaço que já faz parte da memória da cidade, desde o final do século XIX, quando Agostinho Fróes da Mota construiu e deixou como herança para seu filho, Eduardo Fróes da Mota, que fez uma ampla reforma e embelezou este espaço, deixando mais organizado”, disse.
De acordo com o historiador, Sidney Araújo, a reforma feita por Eduardo Fróes da Mota irá completar 100 anos em 2023.
“Este modelo neoclássico foi feito depois da ampla reforma que Eduardo Fróes da Mota fez aqui no espaço. Neste ano, completam 100 anos de reforma, já que foi feita em 1923, e para quem não sabe, Agostinho foi Intendente no período que morou aqui na cidade, e naquele período, Intendente é o que hoje chamamos de Prefeito, já o seu filho, Eduardo, foi na época, um político federal, atuou na Constituição de 1946, foi deputado federal e chegou assumir a prefeitura interinamente por pouco tempo”, disse.
Ainda segundo o historiador, cada cômodo da casa, possui um elemento que possibilita a identificação, do que era na época.
“Esse casarão possui uma decoração específica, porque por exemplo, lá vamos ter o espaço da cozinha, e existem vários elementos que representam isso, como as frutas. Já na sala de música, tem o teto que é ornamentado por arpas e outros instrumentos musicais, tem a parte da capela, onde existem imagens que remetem ao rito católico, onde inclusive foram realizados batizados e casamentos”, concluiu.
Quem tiver interesse em adquirir o livro, basta entrar em contato com Sidney, através do Instagram: @historiador_sidney
Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram