No ano de 2022, foram instalados na cidade de Feira de Santana 40 mil pontos modernizados de iluminação em Led, incluindo praças e distritos. O objetivo é que o projeto de modernização continue sendo estendido para os distritos da cidade, a fim de elevar a quantidade de lâmpadas de Led instaladas. Atualmente o município de Feira possui 60.500 novos pontos de iluminação.
Ezequiel Trindade, diretor de iluminação pública de Feira de Santana, relatou que a iluminação em Led está sendo priorizada nos distritos.
“No total, nós temos 60.500 pontos, podendo ter até mais, porque temos alguns pontos neutros. O nosso prefeito pediu que a gente desse prioridade dentro dos distritos, para darmos uma melhorada na segurança. O pessoal dos distritos sempre reclama sobre a falta de iluminação e sobre a falta de segurança”, pontuou.
Conforme Ezequiel, pontos de iluminação em Led já foram instalados em Bonfim de Feira, Jaíba e Matinha.
“Atualmente estamos no distrito de Maria Quitéria e só saíremos de lá até deixarmos o distrito 100% iluminado com Led”, afirmou.
Economia
Além de melhorar a iluminação nas vias públicas tornando-a mais eficiente, as lâmpadas de LED também são mais econômicas e apresentam mais durabilidade, reduzindo pela metade o custo com a manutenção.
“A energia economiza de 51% a 52% dentro dessa modernização que está sendo feita”, disse Ezequiel Trindade.
Nos distritos, a previsão é de que a instalação da iluminação em Led se estenda até o mês de julho deste ano.
“Já fizemos em Bonfim de Feira, Jaíba, Matinha, Maria Quitéria e estão faltando os distritos de Humildes, Ipuaçu (Governador João Durval Carneiro), Jaguara e Tiquaruçu”, elencou.
Iluminação pública é responsabilidade da prefeitura
Reclamações sobre lâmpada queimada, reposição de equipamentos e instalação de braços de luz são situações referentes à iluminação pública que podem ser solicitadas através do número 156 ou no aplicativo Fala Feira 156.
“A prefeitura possui parceria com a Coelba, que atua nas extensões de rede. E a prefeitura coloca os braços de luz”, explicou.
Segundo o diretor de iluminação, o Consórcio Conecta faz todo o trabalho de manutenção, troca e modernização.
“Hoje a Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesp), o departamento de iluminação, faz mais a parte de fiscalização. O demandatário reclama e a Sesp vai até a empresa. Hoje temos o aplicativo 156 e a linha telefônica 156”.
Cerca de 150 reclamações são recebidas por mês pelo 156, contou Ezequiel.
“Para reposição de lâmpada, modernização, extensão de rede, as pessoas podem ligar para o 156”, concluiu.
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram