Muitas pessoas ainda possuem dúvidas com relação à gratuidade dos idosos no sistema público de transporte em Feira de Santana.
Diante disso, o Acorda Cidade esteve com o interventor do Via Feira, Micael Silveira que explicou como funciona a gratuidade no município.
“Trata-se de uma lei federal, inclusive tivemos até uma lei municipal que reduz essa gratuidade para 60 anos, porém a lei municipal não pode estar acima de uma lei federal, que é de 65 anos de idade, até porque isso implicaria nos custos, afinal, quem seria a fonte para custear estes benefícios? Então todo idoso com 65 anos de idade ou mais, pode comparecer em nosso posto do Via Feira e fazer o cartão, porque virou um costume os idosos ao embarcarem nos veículos, apresentarem apenas o RG, mas é necessário que o sistema de transporte possa identificar aquele passageiro através do seu cartão, pois a partir dali, será computado a quantidade de idosos que utilizam o transporte público, e assim, o município possa receber mais recursos e políticas públicas”, explicou.
Segundo Micael Silveira, esta gratuidade também é válida para os finais de semana e feriados, mas destacou que o serviço ainda não é utilizado em transportes alternativos pela falta de bilhetagem eletrônica.
“O benefício é irrestrito, seja final de semana ou feriado, este idoso tem o direito de usufruir deste benefício. Infelizmente o transporte alternativo de vans aqui em Feira de Santana ainda não utiliza bilhetagem eletrônica, mas a lei é válida para qualquer sistema regular”, completou.
Atendimento
Questionado sobre o tratamento oferecido aos idosos, Micael Silveira destacou que todos os funcionários recebem as devidas capacitações.
“Todos os motoristas são treinados, e este atendimento não é apenas com os idosos, mas também para aquelas pessoas que possuem algum tipo de deficiência física. O município cobra frequentemente que as concessionárias possam treinar seus funcionários, como também desenvolvam cultura de colaboração. O município também fiscaliza isso de forma contundente de modo que o usuário seja ele idoso ou deficiente físico seja atendimento com dignidade e respeito”, afirmou.
Como obter o cartão Via Feira?
De acordo com o interventor do Via Feira, o idoso precisa comparecer na unidade munido de um documento de identificação e comprovante de residência. Após realizado todo o processo, o idoso já sai da unidade com o cartão em mãos.
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram