O prefeito Colbert Martins anunciou novos investimentos para o Hospital da Mulher, em Feira de Santana, na manhã desta segunda-feira (30). A unidade completa 31 anos de atividade hoje, e é referência em atendimentos obstétricos no município e toda a região.
Conforme o prefeito Prefeito Colbert Martins, o Hospital da Mulher vai continuar avançando e em breve irá ofertar o serviço de histeroscopia para mulheres.
“A histeroscopia é um exame que se faz no útero das mulheres para vê-lo por dentro e para prevenir cânceres. É uma etapa muito importante, que não tem aqui em Feira na rede pública, em Salvador o atendimento é lento, é complicado, difícil, e aqui vamos avançar nesta área para prevenção do câncer, com histeroscopia, que é um equipamento muito bom e tem gente aqui no hospital com grande capacidade de operar.”
Ele anunciou também a criação de mais oito leitos pediátricos no Hospital da Mulher.
“Às vezes, uma criança nasce com sífilis e só sai com 7 a 8 dias de medicamentos. A mãe tem que acompanhar a criança, então ocupa um leito, e a criança também fica com um leito ocupado. Agora, a criança ficará no leito pediátrico, nesta unidade que vamos fazer de recém-nascidos, e a mãe pode ir e voltar todos os dias, liberando mais uma vaga de internação”, disse.
Segundo o prefeito, inicialmente, os investimentos serão em torno de R$ 3,5 milhões.
“São recursos próprios, mas o que nós estamos gastando é pouco, em razão de podermos salvar vidas. É um investimento necessário, importante, e tem que ter gente para operar. E aqui tem uma residência médica, médicos que treinam outros médicos e temos o reconhecimento dos Ministérios da Saúde e da Educação, e estamos dando o melhor que podemos dar para que esse hospital seja de altíssima qualidade, como ele é”, destacou.
A Presidente da Fundação Hospitalar Inácia Pinto dos Santos, Gilbert Lucas, que administra o Hospital da Mulher, ressaltou que os investimentos servirão para ampliar a parte de estrutura da unidade, do centro cirúrgico e da emergência.
“A gente vai montar quatro leitos de pronto atendimento, mas teremos também o investimento na parte de cirurgia ginecológica, com novos equipamentos, a exemplo da vídeohisteroscopia, que é um equipamento importante para que a gente possa realizar cirurgias. E também faremos toda a parte de ampliação do berçário, com mais oito leitos, e a aquisição de novos equipamentos para atender a toda essa demanda. É um investimento de mais de 3,5 milhões com recursos próprios”, completou Gilbert Lucas.
Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram