Feira de Santana

Após procedimento cirúrgico, paciente aguarda há mais de 6 meses material para fazer biópsia

Segundo paciente, tumor foi retirado, mas não foi entregue para realizar a biópsia.

Paciente aguarda há mais de 6 meses para fazer biópsia_ Foto Paulo José_Acorda Cidade
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Maria dos Santos Moreira, moradora do bairro Panorama, em Feira de Santana, procurou a reportagem do Acorda Cidade para relatar um fato que aconteceu há cerca de seis meses e nenhuma providência foi tomada.

Com dificuldades para defecar, Maria dos Santos precisou realizar um procedimento cirúrgico de emergência no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) e atualmente utiliza uma bolsa de colostomia.

Ao Acorda Cidade, ela contou que recebeu um relatório informando que um tumor foi retirado, mas o mesmo não foi entregue para realizar a biópsia, e agora necessita realizar outro procedimento cirúrgico.

Paciente Maria dos Santos aguarda há mais de 6 meses para fazer biópsia_ Foto Paulo José_Acorda Cidade
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“Na época eu estava com um estômago muito alto, não conseguia defecar, até que busquei atendimento na UPA [Unidade de Pronto Atendimento] e fui transferida para o Clériston. Chegando lá, já me levaram para o centro cirúrgico porque disseram que meu caso era grave. Lembro que fui liberada mais de 0h no dia. Até aí, tudo ok, tudo normal, voltei a caminhar sem dificuldades, e estou utilizando uma bolsa de colostomia, só que agora eu preciso fazer um novo procedimento e preciso do resultado da biópsia, e o material não foi entregue”, contou.

Roque dos Santos Moreira, filho da paciente, explicou que nem mesmo de forma particular a mãe está conseguindo realizar o procedimento, devido à falta da biópsia.

“Eles não nos deram nenhum material. Inclusive mandaram aguardar por 20 dias, só que nessa brincadeira já se passaram seis meses. Minha mãe precisa fazer outra cirurgia porque, neste momento, ela está defecando pela bolsa, então é necessário um novo procedimento, porém ela fez a cirurgia, o resultado diz que foi retirado um tumor, mas este material não foi entregue para que fosse feita a biópsia. A médica que está acompanhando minha mãe disse que só pode fazer o procedimento com este resultado”, afirmou.

Paciente aguarda há mais de 6 meses para fazer biópsia_ Foto Paulo José_Acorda Cidade (1)
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Segundo Roque dos Santos, ao buscar informações com a unidade hospitalar, é informado que o procedimento foi simples e nenhum tumor foi retirado.

“Eles alegam que só fizeram abrir, mas lá no papel do exame diz que o tumor foi retirado. Eles precisam nos explicar o que está acontecendo”, declarou.

O Acorda Cidade entrou em contato com o HGCA e ainda aguarda o retorno.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários