Celebramos nesta quarta-feira (18) o Dia Mundial do Riso. A data teve origem na cidade de Mumbai, na Índia, em 1998, quando 12 mil membros de clubes sociais de diversas partes do mundo juntaram-se em uma grande sessão de riso, criada pelo fundador do movimento Yoga do Riso, Dr. Madan Kataria.
A celebração do Dia do Riso significa construir uma consciência de paz, amizade, alegria e fraternidade, como contou ao Acorda Cidade, Aline Costa, especialista há 6 anos em Yoga do Riso.
“A felicidade não pode ser deixada para amanhã, e o riso é a prova de que a gente pode ser feliz minuto a minuto. Rir é a nossa verdadeira essência, é a nossa conexão divina. O riso nada mais é do que a conexão com a nossa essência. É uma manifestação divina na Terra, porque Deus é a infinita alegria”, refletiu.
Benefícios
O riso genuíno libera hormônios do prazer, como o êxtase.
“A química da alegria é uma combinação de hormônios produzidos pelo riso sensível, o riso sublime, infantil, o riso da criança. Então não é qualquer risada”, diferenciou.
O riso não pode ter peso ou sentido por trás. Um dos pilares da Yoga do Riso é rir com o outro e não do outro, explicou Aline.
“O cérebro só acredita que estamos rindo de verdade quando a gente para de pensar. E depois de 10 minutos de risada sem fim é liberada a química da felicidade. A ferramenta na qual ajudo as pessoas a acessarem o riso sem motivo é um método que possui fundamentação científica, ele faz bem para o coração, melhora todas as funções do nosso organismo, ajuda na oxigenação das nossas células, ajuda no rejuvenescimento. É o melhor remédio que existe. Eu honro os criadores do Yoga do Riso, Dr. Madan Kataria e sua esposa Maduri Kataria. Neste ano o método vai fazer 28 anos. Ele era praticado, até o ano passado, em 108 países e acredito que neste ano vamos triplicar esse número de países”, desejou.
Mais benefícios do riso genuíno:
- Bom-humor
- Desenvolvimento da resiliência diante dos problemas
- Redução do stress
- Queima de calorias
- Melhoria da qualidade de sono
- Fortalecimento abdominal
- Combate ao surgimento de rugas
- Melhor circulação sanguínea
- Melhor respiração
- Desenvolvimento do riso incondicional e genuíno
- Melhoria da digestão
- Fortalecimento do sistema imunológico
- Estímulo da criatividade
- Criação de laços com outras pessoas
O riso na pandemia
Após a pandemia, pessoas foram privadas de mostrar o próprio rosto e de rir.
“Antes da pandemia a gente já tinha um quadro absurdo, mais de 60% da população mundial tem algum nível de depressão. Com a pandemia as pessoas foram privadas de mostrar o próprio rosto, oprimindo até mesmo a risada, no momento em que elas mais precisavam do riso, que era quando estavam tristes, desesperadas, perdendo os seus entes queridos”, abordou.
Aline revelou que durante a pandemia foi muito criticada por propagar o riso enquanto as pessoas estavam tristes.
“Durante esse período trabalhei fazendo sessões online com a galera que topou fazer Yoga do Riso comigo. No momento em que as pessoas estavam mais chorando, eu estava falando sobre risada, porque era necessário a gente rir. As pessoas precisam construir isso dentro delas e realmente rir é difícil, encontrar esse lugar genuíno do riso é algo que a maioria das pessoas não sabem onde encontrar, que é ser feliz apesar de qualquer coisa que aconteça em nossa vida. É importante mantermos a alegria dentro de nós para cuidarmos das pessoas que a gente ama”, destacou.
Como acessar a risada profunda
- Deixe o corpo ereto;
- Inspire o ar;
- Solte o ar fazendo o som: ‘ha, ha, ha, ha, ha’, até o ar acabar;
- Repetir o processo durante 5 vezes.
Quem deseja acompanhar o trabalho de Aline Costa pode segui-la no Instagram: @extase.quimicadalegria
Com informações da jornalista Maylla Nunes do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram