Feira de Santana

Vereador protocola ação no MP contra Prefeitura de Feira: 'Uma UPA fechar por falta de pacientes é uma piada'

Ainda segundo Ivamberg Lima, o problema pode está sendo causado por falta de gestão.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

O vereador Ivamberg Lima (PT) deu entrada no Ministério Público (MP) na tarde desta segunda-feira (9), em uma ação contra o município de Feira de Santana por permitir o fechamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Mangabeira.

Em entrevista ao Acorda Cidade, o vereador afirmou que esteve na unidade de Saúde e não constatou nenhuma irregularidade que a Secretaria Municipal de Saúde alegou.

“Quando soubemos da nota que a secretaria colocou nos meios de comunicação dizendo que a UPA seria fechada, porque estava com baixo atendimento e com problemas na rede elétrica, eu fui pessoalmente constatar o que estava acontecendo. Ao chegar lá, verifiquei que não tinha danos nenhum na parte física, todas as luzes estavam acesas, inclusive a questão do oxigênio, dei a volta no entorno da unidade e quando entrei, tinham três funcionários na recepção sem atender ninguém. Questionei o motivo e eles disseram que a UPA não estava atendendo nenhum paciente e quem chegasse ali iriam encaminhar para outra unidade de Saúde”, afirmou.

De acordo com o vereador, a unidade é responsável por atender os moradores dos bairros da Mangabeira, Conceição e Santo Antônio dos Prazeres, que juntos, somam em torno de 46 mil pacientes.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“A secretaria informou que o fechamento foi devido ao baixo número de procura por parte dos pacientes, isso seria uma piada, mas nós sabemos e constatamos a grande fila de pessoas em portas de unidades, procurando atendimento. Aquela UPA é de urgência e emergência que atende aos bairros da Mangabeira, Conceição e Santo Antônio dos Prazeres, são três bairros populosos daqui de Feira que chegam a ter cerca de 46 mil moradores e todas estas pessoas não serão mais atendidas? Por isso estou aqui no dia de hoje com uma representação junto ao Ministério Público, para que o MP possa acionar a prefeitura e ela dizer o real motivo do fechamento, porque se for questão de reforma, eu não vejo necessidade de suspender total atendimento, queremos que abra imediatamente para que os serviços voltem a funcionar”, destacou.

Ainda segundo Ivamberg Lima, o problema pode está sendo causado por falta de gestão, já que a suplementação foi aprovada no intuito dos funcionários receberem os salários.

“Eles alegaram também que os atendimentos estavam sendo suspensos, porque os funcionários já estavam parando com as atividades, porém aquela UPA é administrada pela IGI [Instituto de Gestão Integrada], mas pelo visto não está sabendo gerir ou não está pagando corretamente aos funcionários. Vimos que há poucos dias, a Câmara aprovou a ordem de suplementação, e foram milhões, a gente sabe que falta de dinheiro, não é? Inclusive, a última vez que conversei com estes profissionais, eles informaram que ainda não tinham recebido o pagamento do mês de novembro, isso não é cabível”, concluiu.

Prefeitura comunica ao Ministério Público fechamento temporário da UPA da Mangabeira

Por meio da Secretaria Municipal de Comunicação, a prefeitura de Feira informou que comunicou ao MP sobre o fechamento. Confira informação na íntegra:

A Secretaria Municipal de Saúde encaminhou para o Ministério Público Estadual um comunicado sobre o fechamento temporário da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do bairro Mangabeira. No documento a SMS esclarece os motivos da decisão e ressalta que a demanda de pacientes está sendo distribuída para outras unidades.

A decisão quanto ao fechamento temporário foi motivada por uma série de fatores, tais como: necessidade de revitalização da unidade, queda da procura por atendimentos pela população e restrição de atendimentos dos médicos da referida unidade. A SMS também informa ao MP que houve um problema no quadro de energia impossibilitando a operação do gerador. A situação interrompeu o funcionamento de equipamentos usados em pacientes, inclusive, dos que estavam aguardando regulação.

A Secretaria de Saúde também relata ao MP que em consequência da baixa procura por atendimento havia na unidade apenas dois pacientes aguardando por regulação. Eles já foram transferidos para o Hospital Geral Clériston Andrade e UPA da Queimadinha. Novas informações serão encaminhadas ao Ministério Público após avaliações técnicas que estão sendo feitas na unidade.

Na manhã desta segunda-feira (09), a unidade recebeu visitas técnicas da secretária de Saúde, Cristiane Campos; da chefe da Vigilância Sanitária, Maria Cristina Rosa; e do superintendente de Operações e Manutenção da Prefeitura, João Vianey. Reparos na rede elétrica estavam sendo realizados por técnicos da empresa IGI.

A secretária de Saúde, Cristiane Campos, observa que a UPA da Queimadinha e as oito policlínicas municipais tem condições de atender satisfatoriamente a demanda oriunda da UPA da Mangabeira. Ela acrescenta que a lotação nas demais unidades é uma consequência da morosidade do sistema de regulação do estado.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
guest
20 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Alice

Eles deveriam falar a verdade pois os pacientes chegam lá e tem que ser levados pra outras unidades da Cidade por que eles dizem que não estão atendendo.
Eu moro perto e já tive lá com duas pessoas precisando de atendimento e tive que ir pra policlínica do Parque Ype.

Ana paula

Lute Vereador a população necessitam dessa Upa isso não pode ficar assim.

Alex

Isso deve ser piada pois o povo de Feira de Santana está sofrendo na área da saúde na realidade ele teria que abrir uma UPA no bairro da rua nova que tem aquela policlínica que só anda super lotado o atendimento de uma policlínica não é igual de uma UPA

Deus é Fiel

Quanta mentira!!! Eu moro no Tomba e precisei fazer um raio X no meado de dezembro. Na policlinica do Tomba me encaminharam para a Upa Mangabeira. Chegando lá estranhei não ter nenhum paciente. Totalmente vazia! Na recepção me informaram que estava sem atendimento e que era pra eu me dirigir pra Upa da Queimadinha, (a qual nem sequer entrei pq estava super lotada). Quando perguntei na Upa Mangabeira ao funcionário o motivo de não ser atendida, me respondeu que estavam em GREVE. Absurdo isso!! Não pagam os funcionários e agora querem dizer que é por falta de pacientes??!!
A área de saúde em Feira está um caos, uma vergonha!! E nós, que precisamos de atendimento que pagamos o preço por tanto descaso.

TALITA ARAUJO

Parabéns ao vereador, esse sim esta usando seu cargo em prol do povo! Desejo que os demais vereadores apoiem o que o senhor Ivamberg esta fazendo cobrando do poder publico.

Jose carlos passos Silva

Nobre vereador. Parabéns !
Nesse (des) governo os processos só andam na justiça. Enquanto isso o prefeito nomeia novamente o Denilton, numa clara atitude de desrespeito às autoridades que estão investigando o cidadão (na verdade caberia outra palavra).
Absurdo!

Luiz

Esse caos na saúde pública de Feira de Santana não é novidade. A péssima gestão realizada pelas empresas terceirizadas que administram essas unidades além do fato de muitas delas servirem como curral eleitoral da equipe de José Ronaldo / Colbert só agrava a situação. Ou a população, sobretudo, os funcionários de saúde que trocam o seu voto e o de suas família e amigos por esses “empregos temporários” ou a situação só irá piorar… Acorda Feira!

Ana

Um absurdo!!!!

Daniel Ferreira

Como não bastasse as ruas esburacadas, calcamentos estourados em diversos bairros principalmente nas ruas onde passa os ônibus, o prefeito fecha uma UPA com o discurso de falta de pacientes. A piada da semana foi essa!

Maria da gloria cerqueira brito

Eu levei uma queda fui nessa UPM passei 1 dia pra ser atendida e nem fizeram um Rx . Eu n sei o que fui Fazer, voltei com outras doenças de ódio. Passado 15 dias , fiz uma ultrassom particular n tinha dinheiro o tendão solto até hj sofro . Era pra colocar um gesso ou coisa parecida. Outra vez que passei mal me levaram pra essa UPA da morte antecipada n conseguir atendimento voltei mais doente de ódio. Melhor fechar e ficar apenas uma . Aí é antecipação da morte e n emergência. N que eu culpe os médicos , enfermeiros e funcionários eles estudaram n para trabalhar sem receber. Quem estuda precisa de uma vida.de qualidade. Manda os políticos trabalhar sem salário. Eu passo mal fico em casa orando a Deus. Fazer o quê nessa Upa . Pra fazer uma triagem é o que mais me revolta. Fecha isso aí. Com fé em Deus n vou aí nunca mais sei que sou ser humano é preciso de médico. Infelizmente

Jaiane de jesus Souza

Excelente atitude do vereador. A população precisa de mais vereadores com você que vai averiguar os problemas de perto.

MOISES SANTOS DE SOUZA

Nunca isso em nenhum lugar, uma unidade de saúde fecha por falta de pacientes só podia ser com esse prefeito mesmo viu, gente sempre votei em colbert desde de quando ele era deputado nunca imaginei que ele iria decepcionar tanto assim como está fazendo na prefeitura, não consegue resolver absolutamente nada..

Diego

É vergonhoso a Secretaria de Saúde, usar o argumento que um dos motivos para o fechamento da unidade é a baixa procura, com o fechamento da unidade da Mangabeira, outras unidades já sofrem com super lotação, inclusive a unidade da Queimadinha restringiu o atendimento

Crispiniano de Santana Silva

Pra quem conhece o sistema de saúde da nossa cidade é estranho o fato de uma UP que tem grande utilidade na área da saúde possa estar sendo fechada por falta de pacientes haja visto que alguns neste últimos está atendendo com limitações devido o não cumprimento dos pagamentos do profissionais de área da saúde que prestam o seus serviços falando sério não tem como entender este fato raro na nossa cidade

Ricardo

Esse prefeito é o caos da cidade

Maria

Infelizmente o péssimo atendimento faz com que as pessoas procurem outras unidades como a upa da queimadinha e parque IPE

ascom

Fique em receber 2 meses e vc vai poder falar sobre a situação. Nem hospital particular o atendimento é imediato.

Nanda

Muitos moradores de outros bairros, vão a procura de atendimento nesta unidade. Não tem justificativa, a não ser má gestão mesmo.
Enquanto isto a demais a UPA da Queimadinha lotada, policlinica do Parque ipê e demais lotadas, atendimento demorado.

Inventem outra desculpa… está não cola não!!!

Zezão da bahia

FORA COLBERT

CARLOS EDUARDO

totalmente fora….ano que vem a gente dá o troco…