Bahia

Secretária de Saúde apresenta conjunto de ações para resolver o problema da regulação na Bahia

Roberta de Carvalho destacou o fortalecimento da atenção básica e da articulação e regionalização junto aos municípios, a fim de aumentar a resolutividade das ações em saúde.

Foto: Ed Santos/Acorda  Cidade
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Durante a posse dos secretários estaduais nesta terça-feira (3), em Salvador, Roberta Silva de Carvalho Santana, nova Secretária de Saúde do Estado, destacou vários desafios encontrados na Secretaria e apresentou as principais ações para driblar o problema da regulação na saúde.

“Nós temos o fortalecimento da atenção básica, que é uma gestão junto aos municípios e o fortalecimento no primeiro acesso da população à saúde. Temos também o redesenho e redefinição de protocolos para a gente ampliar e qualificar o acesso da população aos serviços de saúde, além de grandes empreendimentos e investimentos que a gente vai fazer. O governador já citou que dentro do Programa de Governo teremos mais uma Policlínica em Feira de Santana, onde a gente vai dividir esse serviço prestado à comunidade”, relatou Roberta de Carvalho.

Setor de Ortopedia

A pauta da Ortopedia será trabalhada com os mutirões, explicou a Secretária.

“A gente vai fazer isso para poder desafogar e fazer o represamento também fruto do contexto do processo pandêmico no qual a gente teve a suspensão das cirurgias eletivas. Então a gente vai retomar os mutirões para que possamos reativar e restabelecer essas cirurgias que estavam represadas”, explicou.

Regulação

Um conjunto de ações está sendo pensada para resolver o problema da fila de regulação.

“Estamos pensando em um conjunto de ações dentre as quais partem do fortalecimento da atenção básica e da articulação e regionalização junto aos municípios para que a gente aumente a resolutividade dessas ações e facilite o acesso da população aos primeiros serviços de saúde. E isso evita que a gente leve o paciente para alta complexidade onde o Estado entra e agrava a regulação. Outra coisa que a gente vai fazer é qualificar o acesso, vamos trabalhar no redesenho dos fluxo internos visando reduzir o tempo de espera e vamos trabalhar para reduzir o tempo de permanência dos pacientes nas unidades. Isso vai ajudar os leitos e ajudar a ter uma celeridade maior nesse processo”, informou.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Durante a Coletiva de Imprensa, o Governador Jerônimo Rodrigues relatou que a regulação será um tema debatido no seu governo.

“A gente terá condições de apresentar um plano com firmeza e tranquilidade. Nós não usaremos a nossa energia para fazer na sequência que Rui fez com esforço para novos hospitais e policlínicas, sabemos que será preciso mais, mas não na proporção que o Rui e o Wagner fizeram. A ação agora é de fazer funcionar inclusive em parceria com a rede particular, municipal e federal”, pontuou o governador.

Casos de Covid

Na Bahia há quase 6 milhões de habitantes sem o esquema vacinal completo, apontou Roberta Silva.

“A orientação é chamar para a vacinação. Quem não se vacinou corra para o posto, vamos fazer o processo de vacinação e tomar todas as medidas de prevenção que já estamos pautados”, concluiu a Secretária.

Com informações do radialista Dilton Coutinho e do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários