Anunciado como futuro secretário de Desenvolvimento Econômico da Bahia, pelo governador diplomado Jerônimo Rodrigues, o deputado estadual Ângelo Almeida (PSB) destacou o seu papel à frente da pasta na atração de investimentos e o fortalecimento de todos os setores produtivos no estado, além de um olhar diferenciado para a cidade de Feira de Santana.
Entre as propostas do futuro secretário, está a recuperação do Centro Industrial do Subaé (CIS), através da melhoria do ambiente de negócios, a fim de atrair novos empreendimentos.
“Nossa secretaria é responsável pela prospecção de novos empreendimentos. E tenho a felicidade de poder dizer que estou muito motivado e animado, a partir de diversos contatos feitos essa semana. Conversei com o ex-senador Walter Pinheiro, que atualmente é vice-presidente do Cimatec (referência em educação de nível superior na área de Tecnologia), e ele fala que tem bons e grandes projetos já voltados para o CIS em Feira de Santana. Não tenho nenhuma dúvida de que o olhar do governador Jerônimo Rodrigues é diferenciado para a cidade”, ressaltou Ângelo Almeida, em entrevista ao Acorda Cidade.
Na avaliação dele, Feira de Santana possui um ambiente favorável pela sua estrutura de universidades, faculdades e cursos técnicos.
“Para a gente trabalhar e que o ambiente de negócios fique saudável e bom em Feira de Santana, vamos precisar requalificar o Centro Industrial do Subaé, dialogar com todos os setores produtivos do comércio, dos atacadistas, das indústrias, porque atrair empresas não se faz um bom cartão de apresentação. Estamos vivendo o início de um ciclo virtuoso para que a gente possa aproveitar esses bons ventos”, frisou o futuro secretário da SDE.
Conversas com o partido
Acerca da sua condução ao cargo pelo governador eleito, o deputado Ângelo Almeida explicou que as conversas com o partido se iniciaram há algum tempo.
“Se colocavam algumas possibilidade para o PSB compor o arco de alianças que foi responsável pela vitória do governador eleito. No entanto, em relação a conversas sobre a minha pessoa, eu não tinha ainda sentado para discutir e dialogar com o governador, mas a nossa presidente Lídice da Mata, que preside o PSB na Bahia, já vinha tratando desse assunto, internamente, e nós do PSB recebíamos as informações dela e íamos ali fazendo as articulações e apresentando os nossos posicionamentos. O PSB apresentou um pleito ao governador, que gostaria de ser deslocado de uma secretaria, que era a Seagri (Secretaria de Agricultura), para outra que tivesse mais presença na vida das pessoas e pudesse fortalecer o papel do partido na sua contribuição ao governo”, informou.
Mediante essas conversas, segundo ele, surgiu o convite.
“Até que fui chamado pelo governador Jerônimo e tivemos uma conversa longa de quase 1 hora, e graças a Deus chegamos a um bom termo no sentido de ouvir do governador a questão da autonomia na montagem da equipe, da confiança pessoal que ele tem em nós, da relação que nós temos de muitos anos, e tudo isso fez com que chegássemos a um bom entendimento e ao anúncio do meu nome como secretário de Desenvolvimento do estado”, comemorou.
Conforme Ângelo Almeida, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do estado tem o importante papel de promover ações e diálogos com todos os setores produtivos.
“A SDE precisa tratar com o governo como um todo: com a Sefaz (Secretaria da Fazenda), o Desenvolvimento Rural, a Cultura, promover essa interlocução. Ela é o setor produtivo do estado. Temos que buscar inovação, fazer a prospecção constante e promover esses investimentos, para atrair a geração de emprego e renda para o estado. É uma secretaria complexa, com profissionais qualificados e de carreira, e nosso papel será montar esta equipe para ser articuladora do desenvolvimento do estado, sempre com um olhar para segmentos importantes, que estruturam nosso estado, que vive eu diria um momento virtuoso, que assume um protagonismo na política nacional”, afirmou.
Ele comemorou ainda o convite feito ao governador Rui Costa para assumir a Casa Civil, em Brasília.
“Eu fiquei muito feliz com a confirmação de Geraldo Alckmin para vice-presidente, que é do nosso partido, como Ministro da Indústria e do Comércio. Muito feliz também com o anúncio do Márcio França, ex-governador de São Paulo, que também já foi anunciado como próximo ministro de Portos e Aeroportos. Então tudo que é necessário para criar um ambiente de negócios para o estado atrair novos empreendimentos e melhorar o desempenho dos setores do comércio, indústria, energia, e todos esses segmentos conversam entre si, e o papel da Secretaria é ser interlocutora e mediadora, apresentado ao governador e ao estado as soluções. Claro que existem gargalos e nossa tarefa é identificar onde eles estão. Então essa missão vem também com nossa necessidade de assumir essa responsabilidade se cercando de técnicos e bons profissionais. Ele deixou bem claro a importância de oxigenar a secretaria no sentido de trazer novas mentes, novas ideias, colhendo o melhor de todos, para buscar encontrar as soluções para o desenvolvimento pleno do estado”, ressaltou.
Eleições para prefeito em Feira
Questionado, se a ida dele poderia facilitar uma possível candidatura a prefeito de Feira de Santana nas próximas eleições municipais, o deputado Ângelo Almeida afirmou que a manifestação de interesse atual é de promover o crescimento da SDE e cumprir com o desafio. No entanto, o partido PSB busca, sim, criar um ambiente favorável para aumentar sua participação política na cidade.
“O desafio agora é ajudar o governador Jerônimo a superar as dificuldades, trabalhar. Suceder o governador Rui Costa, que assumiu a Bahia e passou por um susto muito grande. Ele se agigantou no processo, fez uma gestão reconhecida pelo povo baiano e foi indicado para ministro da Casa Civil. Então o que vemos no horizonte é uma janela de oportunidades muito grande na Bahia e poder contribuir tem que ser com muita intensidade. Sou integrante do PSB, parte da direção da executiva estadual e do diretório nacional e temos tarefas políticas. Mas neste momento nossa manifestação de interesse é construir um ambiente necessário, para trazer desenvolvimento econômico e sustentável, contribuindo com o governo de Jerônimo. O PSB veio claramente de duas sucessivas campanhas, uma foi a minha em 2016, depois a do companheiro Beto Tourinho, e nós estamos de olho em como construir alternativas no campo político e de como fortalecer nossa presença em Feira de Santana, buscando ter uma candidatura, e isso vai depender de como vai se conduzir a política em 2023 e 2024”, adiantou.
Conforme Ângelo Almeida, o governador eleito é conterrâneo e irá olhar para o município de Feira de Santana, assim como para todo o interior do estado.
“Essa é uma das mais importantes tarefas na minha vida. Sempre fui uma pessoa de enfrentar desafios. Quando sair do mandato de vereador, inclusive não fui para a reeleição, porque construímos uma estratégia de consolidar no estado inteiro as relações, porque me sentia com capacidade de fazer isso, fiquei solto durante dois anos, dialogando com a Bahia, construindo relações, e em 2014 obtive 35.500 votos. Então esses desafios na minha vida sempre encarei com coragem e determinação para fazer a coisa correta. Quando o universo conspira, e quando Deus nos inspira e nos coloca neste momento da vida. Quando uma oportunidade ímpar como essa, de ter um governador que é amigo, aliado, conterrâneo nosso e tem um olhar diferenciado para Feira de Santana, para o interior do estado, eu que sou homem do interior, percebo que só aí, esse ambiente político é muito instigante. E poder trabalhar em uma secretaria ao lado do governador, que tem essa relação pessoal de confiança é muito importante, e estaremos ali cumprindo essa tarefa”, frisou.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram