Salvador

Coral Itinerante de Natal encanta pacientes em hospital de Salvador

O grupo musical percorre as áreas internas do Hospital e apresenta músicas natalinas para levar um pouco de leveza.

Coral Itinerante de Natal encanta pacientes em hospital de Salvador

Pelo terceiro ano consecutivo, a Equipe de Musicoterapia do Hospital Espanhol (HE) realiza o seu Coral Itinerante de Natal. O grupo musical percorre as áreas internas do Hospital e apresenta músicas natalinas para levar um pouco de leveza às enfermarias e UTIs, além das áreas administrativas. Assim, beneficia pacientes e colaboradores.

Em períodos de internação hospitalar, em isolamento para tratamento da Covid, longe de suas famílias, é constatado um prejuízo emocional entre os pacientes. Por isso, com a chegada do Natal e do Ano Novo, a saudade e a vontade de estar junto aos familiares tendem a aumentar. Então, devido à dificuldade de manejo destas situações, o objetivo do Coral é reforçar a solidariedade e humanização.

“O objetivo principal desta ação de humanização é proporcionar um pouco de conforto e acolhimento emocionais aos pacientes internados que estão longe de suas famílias. Em uma época como esta, quando tudo o que mais queremos é reunir os familiares e celebrar o nascimento de Jesus”, explica o musicoterapeuta Marcos Barbosa, responsável pelo trabalho musical do Hospital, desde maio de 2020.

Além dos pacientes, as equipes de profissionais de saúde que atuam no HE, protagonistas de uma rotina intensa em virtude das altas taxas de ocupação hospitalar, também usufruem dos momentos musicais. Estes que proporcionam instantes de alegria, mesmo em um ambiente de Covid ativa. Hoje, o HE dispõe de 240 leitos, 120 de UTI e 120 de Enfermaria, e a sua taxa de ocupação está em torno de 50%.

hospital espanhol natal coral
Foto: Divulgação

Um cuidado musical

A música é uma esfera considerada importante no Hospital Espanhol. Sendo ela utilizada como forma terapêutica de amenizar o lidar com a Covid, tanto para pacientes, quanto para os profissionais que lá trabalham.

O Coral Itinerante também acontece no São João, período tradicional no Nordeste, principalmente, para as pessoas do interior do Estado. Como cerca de 40% dos pacientes que chegam ao HE vêm regulados de Unidades de Saúde de outras cidades baianas, a preocupação em oferecer um pouco de música típica no mês de junho já faz parte das ações humanizadas e musicais do HE.

he hospital espanhol salvador natal
Foto: Divulgação

Os pacientes

  • Seu Aurélio

O paciente Aurélio Moreira Filho, 58 anos, morador do bairro de Brotas e trabalhador da construção civil, está internado no Hospital Espanhol desde o último dia 13. Ele recebeu o Coral de Natal no seu leito, o 429 da Enfermaria 4C. Enquanto isso, colocou na cabeça o gorro de Papai Noel presenteado pelo grupo e, emocionado, fez questão de deixar uma mensagem para outros pacientes que estejam enfrentando uma internação hospitalar.

“O importante é ter fé. E acreditar que vamos sair desta e vai ficar tudo bem. Para voltarmos para nossas casas e darmos o lugar para outras pessoas que precisam se tratar”, afirma Seu Aurélio – que está na torcida para ter alta e ir para casa, a fim de passar o Ano Novo com a irmã.

  • Dona Andreína

No leito 603 da Enfermaria 6C do HE, Andreína Souza, 40 anos, internada desde o dia 9 de dezembro, fez questão de compartilhar o momento da visita do Coral com sua mãe, D. Cláudia Costa, por videochamada. Foi emocionante para todos. E as lágrimas escorreram nos rostos. “Que fantástica esta ação de vocês. Os pacientes precisam mesmo deste calor humano, principalmente no Natal. Minha filha está chorosa, mas é a saudade. Ela está sendo muito bem tratada por vocês. Muito obrigada! E um Feliz Natal a todos!”

  • Manoel Secundino

Subindo as escadas do Hospital Espanhol, cantando pelos corredores, o Coral chegou à Enfermaria 8C. No leito 802, Sr Manoel Secundino de Santana Filho, 59 anos, empresário, dono de um nome excêntrico que herdou do pai, e de excentricidade no comportamento ativo e comunicativo que envolve todos que chegam ao seu beira leito. Ele está internado desde o dia 21 de novembro passado. E após a primeira música do Coral, a primeira coisa que Seu Manuel Secundino pediu ao grupo foi para rezarem, juntos, um Pai Nosso. Assim foi feita a vossa vontade.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários